Criar uma empresa pode dar trabalho, mas o esforço recompensa! Saiba o que precisa para transformar o seu projeto em realidade.

Depois da ideia, há vários passos que tem de seguir para ter a sua própria empresa.

Então, se é uma pessoa empreendedora, saiba o que precisa para criar uma empresa. Explicamos-lhe os 9 passos a dar.

O que é preciso para criar uma empresa?

1. Construa a ideia

A base de tudo é a ideia de negócio, qual é o seu objetivo para o produto ou serviço que quer produzir/oferecer.

O essencial é que a sua ideia seja realista. Além disso, também você precisa de o ser, pois terá muito trabalho pela frente, com altos e baixos.

Então, para o ajudar a ter um suporte físico das suas ideias, coloque-as por escrito. Transforme-as em algo visual e palpável.

2. Escolha o tipo de empresa

Este pode ser o passo mais complexo de todos. Então, deve saber que tipo de empresa vai ter e se vai ser de forma singular ou coletiva.

Para o ajudar, conheça melhor estas tipologias:

Forma singular:

  • Empresário em nome individual;
  • Sociedade unipessoal por quotas;
  • Estabelecimento individual de responsabilidade limitada.

Forma coletiva:

  • Sociedade por quotas;
  • Sociedade anónima;
  • Sociedade em nome coletivo;
  • Sociedade em comandita;
  • Cooperativa.

O ideal é informa-se bem sobre qual a melhor opção para os seus objetivos. Depois disso, siga com os processos legais e burocráticos para estabelecer a sua empresa.

3. Analise o mercado

É fundamental estudar o mercado e testar a sua ideia.

Então, tem de determinar o público-alvo e saber se precisam do produto ou serviço que quer vender.

O mercado está em constante mudança e os hábitos de consumo vão-se alterando. Portanto, é algo que terá de fazer sempre ao longo do tempo.

4. Trace o plano de negócios

Sabe o que fez no primeiro passo? Agora é altura de tornar o suporte visual em real.

Então, é altura de criar um plano de negócios. Este plano vai ser o cartão de visita para possíveis investidores e clientes.

Assim, deve incluir a análise de mercado, o plano de investimentos, as fontes de investimento, o plano de tesouraria e rentabilidade, assim como os recursos humanos e materiais necessários.

5. Plano de Marketing

Hoje em dia, o marketing tem um papel fundamental nos meios, sobretudo nos digitais. Por isso, o marketing tem de estar separado do plano de negócios.

Esta é uma ferramenta poderosa que define a política da empresa e dos produtos, planeia a longo prazo, antecipando decisões e reduzindo as hipóteses de erro, define os objetivos e os meios para os alcançar.

Se não percebe muito do assunto, o melhor é consultar uma agência de comunicação.

Mas, tenha em conta os seguintes passos:

  • Diagnóstico: análise da empresa e do mercado, da concorrência, oportunidades, clientes;
  • Objetivos;
  • Estratégia;
  • Definição do marketing mix;
  • Planos de ação.

Além de planear e antecipar, o plano de marketing também deve incluir aspetos visuais, como cores, logos, cartões, assinaturas de e-mail, entre outros.

6. Financiamento

Como vai ser o financiamento da sua empresa? Há várias opções, como investidores privados, capital próprio, crédito, microcrédito ou apoio governamental.

Ao ter uma noção dos custos vai ter uma ideia clara de qual é a direção a seguir. Além disso, existem vários programas de empreendedorismo e microcrédito aos quais se pode candidatar.

7. Espaço e orçamento mensal

Onde vai ser o escritório e que custos fixos vai ter por mês.

Então, aqui deve incluir o valor da renda, luz, água, internet, impostos mensais, televisão, telemóvel, software, material de papelaria, computadores, tablets, entre outros.

Faça uma lista detalhada, organize o orçamento inicial e o orçamento mensal.

Não se esqueça de incluir os custos com colaboradores, se for contratar alguém para trabalhar consigo.

8. Criação da empresa

Hoje em dia já é possível fazer grande parte das coisas online. Então, pode fazê-lo na página Empresa Online, ou pessoalmente nos balcões Espaços Empresa.

Para criar uma empresa precisa então de alguns documentos, que tem de solicitar previamente nos serviços correspondentes:

  • Registo comercial;
  • Inscrição na Segurança Social;
  • Declaração do Início de Atividade nas Finanças;
  • Certificado de Admissibilidade;
  • Depósito do capital social;
  • Pacto ou ato constitutivo de sociedade.

Procurar um consultor a nível legal ou ir ao Balcão do Empreendedor pode ser uma ajuda valiosa para que não falte nenhum documento obrigatório na hora de criar uma empresa.

9. Vamos ao trabalho!

Está na hora de começar a produzir, vender e fazer-se notar.

Nos primeiros tempos vai conseguir perceber o que falhou e o que pode melhorar. Não desista de chegar ao sucesso e continue a definir sempre novas metas.

 

Sabendo os pontos essenciais para criar uma empresa, só tem de se informar melhor acerca de alguns pontos, juntos da entidades competentes e não desistir!

Fonte: Ekonomista