Com o objectivo de ajudar as empresas a conseguirem atrair mais e melhores profissionais, procuramos perceber quais são os factores que actualmente mais frustram os candidatos na procura de emprego.
Para isso, realizamos um inquérito a que respondeu um universo diversificado de 3.071 pessoas:
- 57% mulheres e 43% homens
- 37% empregados e 63% desempregados
- idade: 18-24: 12%; Â 25-30: 16%;Â 31-39: 26%;Â 40-49: 28%;Â + 50: 17%
42% dos candidatos fica frustrado por “não obter feedback por parte das empresas”
Surpreendentemente, a falta de informação relativamente ao processo de candidatura é o factor que mais frustração traz aos candidatos na procura de emprego. De facto, 42% dos candidatos responde que fica frustrado por “não obter feedback por parte das empresas”.
Este impasse deixa os candidatos mais frustados do que factores como:
- não ser chamado para entrevistas (referido por 22% dos candidatos)
- falta de oportunidades interessantes (13%)
- não receber propostas de emprego (8%)
- receber propostas pouco interessantes (6%)
- propostas pouco apelativas (6%)
Este motivo de frustração é transversal, sendo apontado tanto por homens como mulheres  e por empregados e desempregados.
Os mais jovens (entre os 18 e os 30 anos) são os que menos gostam de não receber follow-ups (45%).
Como melhorar a experiência dos candidatos
Para empresas que recebem dezenas, centenas ou por vezes até milhares de candidaturas, é muito difÃcil ter os recursos para dar uma resposta personalizada a cada candidato. Até porque muitas vezes as razões são subjectivas ou, não sendo, podem gerar susceptibilidades.
No entanto, acreditamos que comunicar aos candidatos o estado da sua candidatura e ajudá-los a perceber se continuam ou não a ser considerados, pode ajudar a diminuir esta frustração.
Por este motivo, o Alerta Emprego lançou recentemente um novo Gestor de Candidatos que permite, com apenas um clique, enviar um e-mail a todos os candidatos que estão num determinado estágio de candidatura. Assim, de forma rápida e fácil, é possÃvel manter os candidatos informados em relação aos processos e melhorar a imagem enquanto recrutador.
Brevemente iremos lançar outras conclusões deste questionário realizado no final de 2015.