Vai tirar férias nesta época festiva? Então não se esqueça de configurar a sua mensagem de Out-Of-Office! Veja aqui algumas dicas e exemplos.

Mas o que deve dizer nessa mensagem automática de ausência? Talvez queira algo simples mas formal, ou entrar mais no festivo da época.

Vamos-lhe dar algumas dicas e mostrar alguns exemplos de como construir a sua mensagem de Out-Of-Office:

1. Especifique o tempo exato da sua ausência

Isto parece óbvio, mas certifique-se que define os dias e as horas exatas em que estará ausente.

2. Seja breve

Deixe uma mensagem breve a explicar que estará ausente e quando. Além disso, acrescente um contacto para o qual poderão ser encaminhados os emails (pelo menos os mais urgentes).

3. Avise as pessoas para quem redirecione emails

Se vai colocar alguns dos emails a redirecionar para os seus colegas, informe-os.

4. Entenda a palavra “urgente”

Há pessoas que não entendem o significado de “urgente” e pensam que como estão a enviar email precisam de uma resposta rapidamente e nem sempre é o caso.

Então, não dê oportunidade às pessoas de lhe ligarem em caso de urgência, muitas o irão fazer mesmo não sendo.

5. Não tente ser engraçado

Se não é uma pessoa naturalmente engraçada e que entre em brincadeiras, não o tente ser agora!

Não faça algo como: “Não estou no escritório. Lamento que esteja a receber uma resposta automática, mas se eu estivesse aqui não receberia nada!”

6. Confirme que não tem erros

Não vai querer voltar ao escritório e perceber que a sua mensagem seguiu com erros, sejam ortográficos ou palavras trocadas!

Então leia e volte a ler as vezes necessárias para ter a certeza que está tudo correto.

7. Pode dar detalhes, mas não exagere

O ideal é manter uma mensagem de Out-Of-Office curta Mas se quer partilhar para onde vai de férias, pode fazê-lo, mas não exagere.

Então, não se gabe, não aborreça quem vai ler ou não compartilhe demais.

 

Exemplos de mensagem de Out-Of-Office

1. Para quem trabalha num empresa tradicional

Olá,

Obrigado pelo seu e-mail, estou fora até [data].

Responderei ao seu email prontamente quando voltar. Mas s precisar de ajuda imediata, envie um e-mail para [Nome do contato] – [e-mail do contato].

Obrigado pela compreensão,

[seu nome]

2. Uma mensagem Amigável mas profissional

Olá,

Obrigado pelo seu email. Estou ausente até [data] para gozar férias com a minha família – sem o telefone na mão.

Irie responder ao seu email quando vasculhar a minha caixa de entrada quando voltar. Se a sua mensagem for urgente, envie um email para [Nome do contato] – [e-mail do contato].

Votos de boas festas,

[seu nome]

3. Para as pessoas festivas

Boas festas!

É a minha época favorita do ano, o que significa que estou longe da minha caixa de entrada. Estarei a beber canecas de chocolate quente acompanhadas de biscoitos e a tentar cumprir a minha tradição de ver [seu filme de favorito desta época].

Estarei de volta à frente do meu computador dia [data] e responderei ao seu email nesse momento. Se precisar de ajuda imediata, envie um e-mail para [Nome de contato] – [e-mail de contato] para que os outros duendes neste workshop possam ajudá-lo.

Boas férias!
[Seu nome]

4. Estará 100% fora

Olá,

Obrigado pelo seu email. Estou ausente no momento, voltando a [data]. Responderei ao seu email quando regressar.

Embora eu não esteja tão longe como o Pólo Norte, estarei completamente desconectado da minha caixa de entrada. Portanto, se você precisar de assistência imediata, envie o seu email para [Nome do contato] – [e-mail de contato].

Os melhores votos de boas festas,
[seu nome]

5. Para a pessoa que espreita o email

Olá,

Estou fora do escritório até [data].

No entanto, farei pausas periódicas para ver tudo o que perdi e verificar o meu email (ocasionalmente) enquanto estiver fora.

Se este assunto não for urgente, fique tranquilo, pois responderei quando voltar das férias. Mas pode reenviar qualquer mensagem que requeira a minha atenção imediata com o assunto “URGENTE: (Assunto Original)”.

Atenciosamente,
[Seu nome]

6. Para quem vive no limite (do protocolo de RH)

Olá,

De momento estou ausente, o que significa que também estou ocupado:

  1. A tentar não revirar os olhos para os filmes típicos;
  2. A explicar a minha profissão ao meu (parente) pela 800ª vez;
  3. Estarei bêbado com muitos doces (não me pode culpar!)

Voltarei a [data] ou depois de assistir [filme da época favorito] muitas vezes e responderei à sua mensagem nesse momento.

Se o seu pedido é urgente, não adianta ficar parado na minha caixa de entrada. Portanto, envie o seu email para [Nome do contato] – [e-mail de contato].

Boas festas!
[Seu nome]

 

Desde os mais sérios aos mais divertidos, tem aqui seis exemplos de mensagem de Out-Of-Office – é só fazer copy-past e adaptar!

Se nenhuma lhe agrada, crie a sua própria seguindo as dicas que damos no início do artigo.

Fonte: The Guardian e The Muse