ranking-portais-de-emprego-Janeiro2016

Depois de termos divulgado os rankings de Portais de Emprego em Portugal, em Maio e em Setembro, lançamos agora o ranking actualizado com números referentes a Janeiro de 2016.

O objectivo é que ,quando chegar a hora de divulgar as suas ofertas de emprego, possa tomar decisões informadas. Para isso damos-lhe a conhecer os principais indicadores dos portais de emprego relevantes no nosso país, fornecendo-lhe dados mais transparentes.

Visibilidade por anúncio

A visibilidade por anúncio é um indicador importante para antecipar os potenciais resultados práticos de um anúncio.
Este dá lhe o número médio de visitantes mensais por cada anúncio activo, pelo que é preciso não só ter em conta o número total de visitantes mensais, mas também o número de anúncios online.
Como iremos ver, os portais que garantem maior visibilidade são os que conseguem ter um melhor equilibrio entre volume de visitantes e ofertas activas.
O Alerta Emprego, apesar de não ser o site mais visitado (#3 em visitas mensais), tem um número de anúncios que lhe permite dar entre 2X a 15X mais visibilidade que os restantes portais de emprego em Portugal.

Diapositivo1Volume de visitantes

Existem actualmente 14 sites dedicados a emprego com menos de 200.000 visitantes e apenas 4 com mais de 300.000. Mais de metade dos sites analisados tem menos de 100.000 visitantes mensais e 6 deles menos de 60.000.
Os 3 maiores sites em termos de visitantes são o Net Empregos, o Sapo Emprego e o Alerta Emprego. No segmento premium, onde o número de anúncios é mais limitado o portal líder é o Alerta Emprego, seguido do Expresso Emprego.

Diapositivo2Densidade de anúncios

Em portais com dezenas de milhares de ofertas de emprego, como é o caso do Net Empregos e do Sapo Emprego, a densidade de anúncios é muito elevada e cada anúncio tem um “tempo de antena” mais limitado.
Nos portais com uma oferta mais selectiva, os anúncios competem menos pela atenção dos candidatos.

diapositivo3 (1)

Nota:

  • Não foram incluídos sites agregadores de emprego (e.g. Indeed, Mitula, Trovit, Jobrapido,Jooble, CareerJet, etc)
  • Foram utilizadas fontes publicamente disponíveis, nomeadamente os sites similarweb.comwww.facebook.come os sites dos portais listados nos rankings