Satellite

Se está a começar a sua procura de emprego ou se já está à procura há algum tempo sem sucesso, aqui estão oito coisas que pode fazer para evitar erros comuns que levam muitas vezes a que seja eliminado:

  1. Esteja preparado para todas as etapas

Não interessa que seja bom a comunicar. Isso por si só não chega. A procura de emprego requer uma forte preparação. Assim, deve fazer a sua investigação à empresa a que se está a candidatar, para que possa escrever uma carta de apresentação inteligente destacando os motivos por que pode ser a pessoa certa para aquela função.

  1. Mostre interesse e vontade de compromisso

Por um lado deve evitar mostrar desespero ou entusiasmo excessivo, mas por outro também não pode parecer demasiado distante. Tenha cuidado com a sua linguagem corporal. Quando estiver numa entrevista não se recoste demasiado na cadeira e não comece a olhar muito “para o ar”. Olhe sim, directamente para a pessoa com quem está a falar.

Ao falar sobre os projectos ou actividades onde quer trabalhar, deixe o tom e a expressão da sua voz demonstrar o seu entusiasmo interior e a paixão por esse trabalho.

Veja como mostrar entusiasmo na Entrevista de Emprego.

  1. Conheça o seu próprio currículo

Há quem peça ou pague a outras pessoas para que escrevam o seu currículo. Seja como for, é da sua responsabilidade ter a certeza de que tudo o que está no documento é verdade.

Se foi você que o escreveu, e se fez ajustes consoante a vaga a que se está a candidatar, não se esqueça do que lá está dito. Cuidado para depois não cometer erros na entrevista de emprego.

  1. Desligue o telefone antes de entrar para uma entrevista

Não seja aquela pessoa que é surpreendida pelo cônjuge ou namorado(a) que liga só para deixar uma mensagem de boa sorte. Evite ter de dizer “Obrigado … Eu também te amo, mas eu estou no meio da entrevista…”. Enfim, não atenda chamadas durante uma entrevista. Desligue mesmo o telemóvel.

  1. Seja profissional em todos os momentos

Por muito bem que se tenha dado com os seus potenciais colegas de trabalho ou chefe quando foi à entrevista, você ainda não faz parte da equipa. Não conte piadas e cuidado com o uso de vocabulário inadequado. Seja cuidadoso, não se meta em controvérsias, e não fale sobre a situação negativa do seu emprego anterior. E nunca diga nada negativo ou indelicado sobre o seu chefe actual ou passado.

  1. Seja sucinto

Não fale demasiado. Tente abreviar as suas respostas. Não ceda à tentação de explicar tudo ao detalhe, cada vez que o entrevistador lhe faz uma pergunta. Faça uma breve pausa antes de começar a responder. Pense nos pontos-chave do que quer dizer, diga-o e a seguir cale-se. Deixe o recrutador falar.

  1. Seja pontual

Em termos simples, a não ser que tenha sido detido pela polícia para servir como testemunha de um acidente de trânsito durante o seu caminho para a entrevista, não há muitas desculpas boas e aceitáveis ​​para se atrasar numa entrevista. Conte com filas de trânsito e imprevistos e vá com tempo.

Se tem dificuldade em cumprir horários aqui tem 8 dicas para começar a ser pontual.

  1. Vista-se adequadamente

O velho ditado ainda se aplica: Vista-se para o sucesso! A regra geral é fato e gravata para o homem e o equivalente para a mulher. No entanto, nalgumas áreas ou funções isso pode ser dispensado. Cabe-lhe a si saber isso. Tente saber como se vestem as pessoas na empresa onde está a tentar trabalhar.

 

Leia este artigo no U.S. News.