Quer goste ou não, a rede de contactos – networking – ainda é das estratégias principais para encontrar emprego. Quando alguém diz que ouviu falar de uma oportunidade através de outra pessoa e por aí fora ou até mesmo quando afirma que a vaga caiu do céu, acredite que a oportunidade de emprego foi conseguida através de networking.

Se de momento está à procura de emprego, precisa de saber como utilizar esta estratégia com sucesso de modo a aumentar exponencialmente as suas oportunidades.

Tenha a noção de que a sua rede de contactos é maior do que pensa

Uma boa e eficiente rede de contactos não é composta apenas pelas pessoas com quem trabalha ou já trabalhou, mas sim por todas as pessoas que conhece.

Antigos colegas e patrões são bons contactos, mas existe também um grande potencial nas pessoas com quem o(a) seu(ua) parceiro(a) trabalha, nos seus amigos e família e colegas de trabalhos destes, nos professores e pais dos amigos do seu filho, no seu médico de família e por aí fora.

O objetivo é que tenha a perceção de que nunca sabe de onde uma oportunidade de emprego pode surgir, por isso não deixe opções por explorar.

Esteja em contacto com a sua rede – mesmo que não precise

A melhor forma de manter a sua rede de contactos “fresca” – de modo a poder usá-la sempre que precisa – é manter o contacto com a mesma, independentemente de precisar ou não.

Pode meter conversa a cada 3 ou 6 meses, por exemplo, através de mensagens no Facebook ou Linkedin. O objetivo é mexer nesses contactos regularmente. Não tem de ter uma razão especial para o fazer, ou dizer algo profundamente significante – comece por um Olá.

Converse sobre o que ambos estão atualmente a fazer, aborde temas que interessem aos dois. Pergunte se ele ou eles precisam da sua ajuda para algo, e mostre que o pode ajudar no que for preciso.

Este é o melhor tipo de networking – dar e receber.

Esteja sempre a aumentar a sua rede

Quando conhece pessoas em eventos de trabalho, fique com os seus contactos e adicione-os à sua rede e rotina. Assim que integra grupos do Linkedin, participa em debates e deixa comentários atenciosos e ponderados, está a dar o primeiro passo para criar uma conexão com essas pessoas.

Ofereça a sua ajuda sempre que puder

Ajudar os outros sempre que pode é uma boa forma de construir uma relação boa e saudável da qual poderá tirar vantagens mais tarde.

Para além disso, ajudar alguém que precisa irá deixá-lo muito mais confortável quando tiver de pedir ajuda. Faça de um hábito enviar notícias e artigos interessantes para todos e deixe claro que está disponível para ajudar quem precisa, e que o faz de bom gosto.

Seja honesto com a sua rede de contactos

As pessoas não o podem ajudar se não pedir ajuda. Se está à procura de emprego, partilhe-o com os seus contactos para que estes fiquem atentos a oportunidades para si.

Todos gostamos de ajudar os outros quando podemos, especialmente quando é tão fácil como informar alguém sobre alguma vaga disponível ou dar um contacto de um recrutador.

 

Fonte: Work It Daily