Produtividade dos colaboradores Dos and Don'ts para os meses de Verão

Alguns estudos realizados indicam que a produtividade dos colaboradores tem tendência a reduzir durante os meses de verão.

Conheça aqui alguns Do’s e Don’ts que o podem ajudam a manter o local de trabalho produtivo:

Do: Seja mais flexível no código de vestuário

Este pequeno gesto tem sido adaptado em muitas empresas e é uma das formas mais fáceis de facilitar a vida aos seus funcionários. No verão, há tendência para escolher um tipo de roupa mais casual e relaxada e não há mal nenhum em permitir que os colaboradores o adaptem.

Claro que utilizar calções e chinelos continua a ser desapropriado, mas não haverá motivo para insistir que os colaboradores continuem a vestir fatos quentes e desconfortáveis – com excepção para eventos que o exijam, tal como reuniões.

Do: Reconheça os seus colaboradores

Se pretende demonstrar algum reconhecimento, ou ter um dia divertido no escritório, os meses de verão podem ser a altura indicada para tal.

Nesta altura existe uma mentalidade mais divertida e descontraída. O reconhecimento dos funcionários pode ser tão simples quanto organizar um almoço ou realizar actividades em equipa fora da empresa.

Ao serem lembrados que o seu trabalho é valorizado os colaboradores têm maior probabilidade de se manterem motivados e produtivos.

Do: tenha horários mais flexíveis

Actualmente, já não é incomum que algumas empresas tenham horários mais flexíveis durante o Verão (a não ser que seja totalmente impossível para o funcionamento da empresa). Outra opção é dar a escolher aos funcionários um dia em que trabalhem mais duas horas, para depois saírem mais cedo na sexta-feira e antecipar o começo do fim-de-semana.

Trabalhadores que já trabalharam neste regime relataram que se sentem mais motivados para finalizar todas as tarefas e de forma mais produtiva.

Don’t: Não force momentos divertidos

Se por um lado, promover momentos de diversão e descontração é fundamental, por outro lado é importante que o faça de forma natural e não pressione os seus colaboradores para tal. Não obrigue os funcionários a participar nas actividades, caso não queiram.

Don’t: Não force os horários flexíveis

Ter a opção de horários flexíveis é uma boa mais-valia para a maioria dos funcionários, mas pode não ser para todos. Algumas pessoas gostam de ter uma rotina diária e trabalhar mais horas em determinados dias pode não ser uma opção viável.

Não obrigue ninguém a adoptar o horário de verão. Continue a ser flexível e deixe que cada funcionário decida o que é melhor para si.

Don’t: Não esteja sempre a avaliar os funcionários

Este “Don’t” deveria ser colocado em prática durante todo o ano e não só nos meses de Verão. No entanto parece que nesta altura existe uma maior tendência para o fazer.

Para muitos colaboradores, uma avaliação constante – quase ao minuto, traduz-se em falta de confiança nas suas capacidades e no seu nível de responsabilidade, o que pode gerar frustração no trabalho.

Ao invés disso, estabeleça dias específicos para conversarem um pouco e confie que o colaborador terá todo o trabalho realizado no dia-a-dia, sem abusar da boa-vontade da empresa.

Fonte: Inc.