O Programa de Estágios remunerados no Estado já arrancou. Foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira (04 de março), não havendo ainda data para início das candidaturas.

O programa “EstágiAP XXI” é uma das medidas previstas no Orçamento de Estado de 2021, inserida no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social.

A quem se destina?

  • Jovens até 30 anos de idade, aferidos á data do início do estágio ou até 35 anos se forem portadores de deficiência ou incapacidade;
  • Que estejam à procura do primeiro emprego ou de um novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação;
  • Possuam uma qualificação de nível superior que corresponda, pelo menos, ao grau de licenciado.

Os Estágios

São 500 ofertas de Estágios remunerados na Administração Pública, central e local, consagrados em conjunto com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Visam valorizar as qualificações e competências dos jovens licenciados, através do contacto com as boas práticas e sentido de serviço público, promovendo assim a empregabilidade num contexto socioeconómico em que será necessário um excecional apoio à recuperação económica.

Os estágios têm a duração de nove meses e pode o respetivo contrato ser celebrado a tempo completo ou a tempo parcial.

Os estagiários têm direito a uma bolsa mensal de 998,5 euros, que corresponde à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior.

As candidaturas terão de ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis após a publicação da oferta, sendo apresentadas em formulário online, no portal da Bolsa de Emprego Público.

 

Fonte: Diário da República Eletrónico