Entrevista informativa

As entrevistas informativas são parte essencial para ser bem-sucedido na procura de emprego. Terá uma conversa informal com alguém que trabalha na área do seu interesse, que lhe dará informações e conselhos.

Esteja atento que não é uma entrevista de emprego e o objectivo não é encontrar oportunidades de trabalho, mas é parte fundamental para que esteja preparado nas futuras entrevistas, sabendo mais sobre a sua área de actuação, o que tem sido exigido dos profissionais, entre outros.

Alguns benefícios da entrevista informativa:

  • Obter em primeira mão informações relevantes sobre as realidades de trabalhar na sua indústria ou função(este tipo de informação nem sempre está disponível online)
  • Descobrir possibilidades de actuar por caminhos que nem sabia que existiam
  • Obter dicas sobre como se preparar e entrar em determinada carreira
  • Saber como as coisas funcionam numa empresa específica
  • Obter conhecimento privilegiado que possa ajudá-lo a escrever o seu currículo, nas entrevistas, entre outros
  • Iniciar uma relação profissional e expandir a sua rede de contactos que poderá ajudá-lo a encontrar um trabalho

A entrevista informativa poderá ajudá-lo na procura de emprego, mas tem dúvidas sobre o que fazer? Veja a seguir dicas sugeridas pelo especialista em carreira Marcy Twete:

1. Mostre-se disponível

Quando entrar em contacto com uma possível conexão de rede, seja respeitoso com o tempo dele e forneça mais do que apenas várias opções de datas em que poderá encontrá-lo. Mostre-se disponível para, por exemplo, encontrá-lo no escritório ou num café próximo ao local onde se encontra ou então, pedir para falar rapidamente por telefone. É mais fácil que disponibilize 15 minutos do seu tempo para uma chamada telefónica do que uma hora para uma conversa presencial.

2. Faça o trabalho de casa

Ninguém quer passar uma hora numa reunião na qual os primeiros 20 minutos são passados a falar de coisas que pode aprender com um perfil do LinkedIn. Prepare perguntas pertinentes relacionadas ao background do profissional e fique curioso sobre como isso está relacionado coma a sua própria trajectória profissional. Twete sugere encontrar respostas a estas perguntas antes de se encontrar com alguém:

  • Onde a pessoa estudou?
  • O que a empresa faz?
  • Há quanto tempo está na sua função?

3. Mantenha as suas redes sociais “no ponto”

A sua personalidade online apresenta-o a qualquer pessoa antes mesmo de o conhecer pessoalmente e espere ser pesquisado pelos empregadores, recrutadores e outros profissionais, principalmente se os está contactando.

Certifique-se que os seus perfis sejam particulares ou 100% apropriados profissionalmente. Além de gerir os seus perfis nas redes sociais, considere criar um portfólio online com seu nome.