Quer avançar na sua carreira Apoie os seus colegas_egoi

Se o seu objectivo é ir progredindo a nível profissional, existem muitas estratégias que pode utilizar. Pode-se aproximar mais do seu chefe, pode-se responsabilizar por projectos e pode ir desenvolvendo outras competências em paralelo.

Contudo, lembre-se do seguinte: para evoluir na sua carreira o processo não pode estar todo centrado em si! Ou seja, como é visível em grande parte dos anúncios de emprego, a maioria das empresas procura alguém que saiba trabalhar em equipa e é bem provável que uma das questões das entrevistas seja saber como trabalha com outras pessoas.

Por isso, mesmo que domine as suas tarefas individuais, é importante que seja capaz de trabalhar em grupo. Juntamente com o Mashable explicamos-lhe como pode progredir na sua carreira ao ajudar os seus colegas:

1. Aprenda algo novo

A probabilidade de ter um trabalho onde aprenda algo novo e diferente todos os dias não é muito elevada. A maioria das pessoas desempenha funções que facilmente se transformam em rotinas, trabalhando nos mesmos projectos dia após dia., sempre com os mesmos objectivos.

Sempre que sair da sua zona de conforto e se voluntariar para ajudar os seus colegas, está a abrir a porta para adquirir novos conhecimentos. Pode optar por ajudar um colega do seu departamento, que tenha experiência numa área complementar, com uma perspectiva diferente, ou optar por trabalhar num departamento completamente diferente e adquirir um leque de competências mais elevado.

Trabalhar com outras pessoas pode ajudá-lo a entender melhor o funcionamento da empresa e como a sua função contribui para toda a estrutura, o que lhe permite definir objectivos maiores.

2. Receba ajuda quando precisar

Provavelmente já se encontrou numa situação em que tem um prazo para cumprir mas não sabe se vai realizar todas as tarefas a tempo. Se, nestas situações, tiver um ou mais colegas que o possam ajudar, irá fazer toda a diferença.

Imagine um cenário em que normalmente se oferece para ajudar os seus colegas no que eles precisam. Agora imagine outro onde é simpático e cordial mas faz o seu trabalho sozinho e se mantém reservado, os seus colegas nunca pediram a sua ajuda e também nunca se ofereceu para ajudar.

Em qual destes caso será mais provável que as pessoas com quem trabalha o ajudem numa situação inesperada?

Ajude o seus colegas, caso pretenda ser ajudado quando necessitar.

3. Melhore a sua capacidade de trabalho em equipa

Para ser capaz de trabalhar em equipa existem 5 características que deve considerar:

  • Coopere sempre
  • Tome sempre decisões com base nos objectivos da equipa
  • Mantenha os seus colegas sempre informados
  • Mantenha sempre os seus compromissos
  • Partilhe sempre os créditos e nunca as culpas

Todos estes atributos requerem prática. Talvez seja preciso trabalhar um pouco na sua capacidade de ouvir os outros e deixá-los partilharem as suas ideias, mas independentemente das suas fraquezas a melhor forma de desenvolver a sua aptidão para trabalhar em equipa é cooperando com os restantes colaboradores da empresa.

Assim, numa próxima reunião – ou até entrevista – terá mais hipóteses de partilhar casos reais de trabalho em equipa.