Uma Feira Virtual de Emprego é uma forma conveniente e eficiente de contactar recrutadores e assegurar oportunidades únicas – independentemente da região onde está.

Se as feiras de emprego tradicionais não têm sido benéficas para si, uma feira virtual pode ser a sua oportunidade para conseguir o que pretende.

Com a nova edição do Job Summit a caminho, conheça algumas razões que o devem levar a participar numa Feira Virtual de Emprego.

1 | Pode interagir com diversas empresas em simultâneo

O facto de ser uma feira virtual permite que as empresas e as ofertas estejam apenas à distância de um clique. Ao contrário de uma feira de emprego tradicional, poderá pesquisar os stands virtuais da empresas, analisar as suas ofertas, e mais importante, pode interagir com as empresas e existe uma maior probabilidade de ter um feedback rápido acerca das suas candidaturas.

2 | Pode participar de qualquer lugar

Outra das vantagens de uma feira virtual de emprego é a possibilidade de participar a partir do conforto da sua casa. A maior e mais visível diferença entre uma feira de emprego tradicional e virtual é que, com o dinamismo da feira virtual, não precisa de se deslocar (o que lhe vai poupar custos em transportes e alimentação).

Esta fator também garante que está a falar com a pessoa certa. Uma vez que os recrutadores também não precisam de se deslocar, aumenta a probabilidade de estar a falar com alguém na posição de lhe propor uma oferta de emprego genuína.

3 | Pode preparar-se atempadamente

Para tirar o máximo proveito de qualquer feira de emprego, é essencial estar preparado e fazer a sua pesquisa com antecedência. Com feiras virtuais de emprego, esta parte é mais fácil. Os perfis de cada empresa podem ser consultados atempadamente, assim como as ofertas para as quais estão a recrutar.

Estudar toda esta informação permite tornar o seu tempo na feira virtual muito mais eficiente, podendo falar com a empresa e pedir mais informações sobre as vagas ou até mesmo pedir algum feedback no momento.

4 | A Feira Virtual é benéfica para a sua rede de contactos

As feiras virtuais são uma ótima ferramenta para trabalhar a sua rede de contactos. Apesar de haver vantagens em fazer network cara-a-cara, as feiras virtuais oferecem algo diferente para complementar esse aspeto.

Nas feiras virtuais, é necessário relativamente pouco esforço para divulgar o seu nome e criar contactos profissionais. Simplesmente ao participar e conversar online com as empresas que mais lhe interessam, já é extremamente benéfico. Conversas em feiras virtuais de emprego são menos sobre a química pessoal e mais focadas nas suas competências, experiência e conquistas – e conversas sobre si mesmo.

Nesta dinâmica virtual, o seu nome (mais do que a sua aparência) tem uma maior probabilidade de ser reconhecido facilmente em feiras virtuais de emprego, e para além disso o seu perfil pode ser destacado pelas empresas para futuras oportunidades.

5 | Veja as suas questões respondidas

Conversar com os recrutadores online permite-lhe uma determinada liberdade para colocar as questões importantes e realmente relevantes. Enquanto que em pessoa pode ter dificuldade em expor a questão da melhor forma, ou deparar-se com respostas que saíram ao lado, nas feiras virtuais pode ir diretamente ao assunto.

Sem mencionar que pode preparar as suas questões atempadamente, devido ao que foi referido no ponto 3.

Isto permite-lhe uma maior eficiência do seu tempo e garante que poderá fazer uma decisão informada sobre que oportunidades aceitar.

6 | Termine sessão com um emprego

Não existe maior razão para participar numa feira de emprego: conseguir uma oportunidade profissional. Feiras de Emprego Virtuais, apesar de online, não são diferentes. Os participantes esperam terminar a sua sessão com uma boa proposta de emprego.

Como em qualquer feira de emprego, os recrutadores também estão a participar por um e apenas um motivo: preencher vagas.

Apesar de não ser possível prometer a todos os candidatos que vão sair desta feira virtual de emprego com um emprego na mão, aconselhamos que deixem uma boa impressão. Isto aumentará as suas chances com a empresa no futuro, deixando-o um passo mais perto de conseguir um emprego.

Fonte: Graduateland

 

Uma Feira Virtual de Emprego é uma plataforma cheia de oportunidades. Se não precisa de mais razões para participar numa feira virtual de emprego, aproveite o momento e registe-se na nova Edição Turística do Job Summit.