Como era antes de começar a trabalhar no primeiro emprego:

Até agora, a vida consistia em estar sentado numa sala de aula, a absorver a informação que lhe era transmitida pelos professores. Os testes ocorriam esporadicamente, (quase) sempre com pré-aviso de semanas.

No entanto, agora que acabou a licenciatura, muito mudou! Está na altura de enviar currículos e cartas de apresentação até conseguir um emprego.

Como é a vida depois de encontrar emprego:

Os trabalhos são para ser feitos imediatamente! Não existem “testes” formais, mas é testado todos os dias. As notas já não são uma avaliação de 0-20, mas sim uma avaliação pessoal feita pelo chefe de departamento e pessoal dos recursos humanos.

Toda a empresa depende de si, pelo que a expetativa sobre o seu trabalho é muito maior.

Dicas para o ajudar a ser bem-sucedido no primeiro emprego:

1. Evite os atrasos

Chegue sempre a horas (ou adiantado) ao local de trabalho. Evite ao máximo atrasar-se, principalmente por ficar na cama mais um pouco ou por não preparar o essencial no dia anterior. Claro que existem situações que não pode controlar, mas tirando isso, faça o que está ao seu alcance para chegar a horas.

2. Opte por um vestuário adequado

Vista-se de acordo com a cultura da empresa. Observe o vestuário dos seus colegas e mantenha a sua individualidade dentro do estilo de roupa apropriado à empresa.

3. Esteja atento ao seu redor

Um conselho: oiça bem. Observe tudo ao seu redor, e absorva toda a informação que conseguir. Antes de sugerir mudanças na empresa, esteja atento ao motivo pelo qual as coisas são como são.

4. Evite entrar em mexericos

Não entre nem mostre interesse nos mexericos da empresa. Oiça tudo e analise a informação, mas sem propagar os mexericos. Não se envolva em comportamentos deste género, em ocasião alguma, mas principalmente no início da sua carreira nessa empresa.

5. Não esqueça as boas maneiras

Nunca esqueça as boas maneiras: “Por favor”“Obrigado” “Com licença” devem fazer parte do seu vocabulário. Tenha em consideração que alguns colegas (e quem sabe os seus superiores) ainda o vêem como o jovem que acabou de sair da faculdade e não se sabe “comportar”. Seja cortês e a forma como o vêem irá mudar com o tempo.

6. Seja sempre cordial

Se for necessário atender chamadas (ou se fizer parte da sua função), faça-o de forma calma e educadamente, mesmo em situações que a chamada seja interna.

7. Procure um apoio para o início de carreira

Procure um mentor de carreira. Este terá a experiência que lhe falta, pelo que pode ser uma ajuda inestimável em decisões mais difíceis. Um mentor dar-lhe-á conselhos e será a sua ligação aos agentes importantes da sua área de trabalho.

8. Seja honesto quando não tem determinados conhecimentos

Quando não sabe algo em concreto, não vale a pena fingir que o sabe. Seja claro e honesto: “Neste momento não sei, mas vou-me informar sobre isso.”. Faça uma pesquisa sobre o assunto ou peça ajuda para desempenhar a função corretamente.

9. Questione o que não compreende

Não tenha medo de fazer perguntas. Mais vale fazer uma pergunta se não souber como deve ser concluído determinado projecto, do que fazê-lo de forma incorreta e arriscar ter que fazer tudo de novo.

10. Estude o ambiente da empresa

Esteja atento à cultura empresarial. Os colaboradores tendem a ter relações mais formais ou informais? É comum trazer o almoço de casa ou ir almoçar fora? Tente integrar-se no ambiente empresarial, mas não se esqueça de ser sempre honesto.

 

A transição da faculdade para o primeiro emprego não é fácil. Siga estas dicas e será bem sucedido no local de trabalho.

Fonte: The Balance Careers