recrutadores mentira

É comum um candidato mentir ou contar “meias-verdades” no processo de candidatura. No entanto, também os recrutadores evitam a verdade em algumas situações.

 

Mentiras comuns dos recrutadores:

1. “Vamos dar-lhe uma resposta em breve.”

Se os recrutadores não lhe dizem uma data em específico (ou um período de X dias/semanas), é provável que não estejam convencidos de que é o candidato ideal. O “em breve” serve apenas para não o deixar desiludido no momento – não deixe passar outras oportunidades por causa desta empresa.

2. “Estamos impressionados mas ainda vamos entrevistar mais candidatos.”

Se estão tão impressionados, porque é que lhe estão já a dizer que ainda vão considerar outros candidatos? De certa forma, estão já a dar-lhe uma pista de que possivelmente não será escolhido. Quando os recrutadores utilizam esta expressão, estão a dizer-lhe que é um potencial candidato, mas não satisfaz todos os requisitos e não têm 100% de certeza de que é o ideal.

3. “Gostámos bastante de si e vamos tê-lo em consideração. Se não for para este processo de recrutamento, será para o futuro.”

Esta “mentira piedosa” revela, na realidade, um “Não” por parte da empresa. É mais fácil dizer-lhe que pode vir a ter uma oportunidade no futuro do que rejeitá-lo. Os recrutadores compreendem que ouvir o “não” pode deixá-lo desmotivado e, por isso, arranjam formas suaves de lhe dar a notícia.

4. “Salário determinado em função da experiência demonstrada.”

Sem dúvida que a experiência pesa, mas não é o factor principal. Por norma, as empresas já têm um pacote salarial pré-determinado, que pode sofrer ligeiras alterações consoante o número de anos de trabalho. Sugerimos que pesquise o ordenado médio que um profissional com a sua experiência e função, para mais facilmente poder negociar.

5. “Ainda estamos a decidir o valor do salário – assim que tivermos uma decisão, avisamos.”

Quando avançam para a entrevista de emprego, os recrutadores já têm em mente um intervalo de valores. Quando utilizam esta expressão, podem estar a testá-lo. Se estiver muito ansioso, pode aceitar um valor inferior ao que merece.

6. “O ambiente de trabalho é excelente – nunca temos problemas.”

Todas as empresas têm vantagens e desvantagens – qualquer entrevistador que diga o contrário está a tentar camuflar algo. Os recrutadores não gostam de candidatos que não admitem quais os seus pontos fracos. Como candidato deve questionar-se porque é que a empresa que não revela as suas dificuldades.

7. “Oferecemos benefícios espectaculares aos nossos colaboradores.”

Se os recrutadores não derem exemplos, peça-lhes para especificarem quais os benefícios. O que, para eles, é muito bom, para si pode ter menos valor.

 

Fonte: The Undercover Recruiter