O recrutamento online garante maior comodidade e rapidez no processo de recrutamento e seleção.
Candidatos e empresas são unânimes quanto a aproveitar a internet e todas as novas tecnologias para acelerar e otimizar o processo de recrutamento e seleção.
Um dos maiores benefícios do recrutamento online é o maior alcance de candidatos. Não havendo barreiras geográficas é possível chegar a candidatos com uma ampla variedade de experiência, formações e perspetivas.
Já para não falar que um processo de recrutamento e seleção à distância consegue economizar tempo e custos.
Então, veja as 5 dicas dá para procurar candidatos online.
1. Crie descrições de vagas claras e atraentes
Elabore um anúncio que inclua os requisitos, habilidades, experiência e responsabilidades necessárias para o cargo.
Utilize uma linguagem envolvente, clara e concisa, e não se esqueça de descrever os benefícios da posição, para chamar a atenção dos candidatos.
2. Escolha plataformas especializadas
Decida que plataformas de recrutamento e seleção são mais eficazes para alcançar os candidatos desejados. No Alerta Emprego pode ter anúncios ilimitados, consegue rastrear os currículos recebidos e ainda pesquisar candidatos na base de dados.
Tenha em conta a sua área de atividade e avalie recursos, tais como acesso e filtragem da base de dados, personalização de perfil e contacto com candidatos.
3. Automatize a triagem de candidatos
Use ferramentas de rastreamento de currículos para automatizar a triagem inicial de candidatos, através da análise programada de currículos e palavras-chave específicas.
4. Realize entrevistas por vídeo
Marque entrevistas por videochamada com os candidatos, para os poder avaliar. Além de facilitarem a compatibilização de horários, permitem avaliar habilidades de comunicação, motivação e adequação ao cargo.
5. Ofereça uma experiência positiva aos candidatos
Não se esqueça também de manter os candidatos envolvidos durante todo o processo. Comunique com eles de forma clara e frequente, forneça feedback e atualizações, e construa uma relação de confiança, apostando no seu employer branding.
Fonte: Bolsa de Empregabilidade