O recrutamento online garante maior comodidade e rapidez no processo de recrutamento e seleção.

Candidatos e empresas são unânimes quanto a aproveitar a internet e todas as novas tecnologias para acelerar e otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Um dos maiores benefícios do recrutamento online é o maior alcance de candidatos. Não havendo barreiras geográficas é possível chegar a candidatos com uma ampla variedade de experiência, formações e perspetivas.

Já para não falar que um processo de recrutamento e seleção à distância consegue economizar tempo e custos.

Então, veja as 5 dicas dá para procurar candidatos online.

1. Crie descrições de vagas claras e atraentes

Elabore um anúncio que inclua os requisitos, habilidades, experiência e responsabilidades necessárias para o cargo.

Utilize uma linguagem envolvente, clara e concisa, e não se esqueça de descrever os benefícios da posição, para chamar a atenção dos candidatos.

2. Escolha plataformas especializadas

Decida que plataformas de recrutamento e seleção são mais eficazes para alcançar os candidatos desejados. No Alerta Emprego pode ter anúncios ilimitados, consegue rastrear os currículos recebidos e ainda pesquisar candidatos na base de dados.

Tenha em conta a sua área de atividade e avalie recursos, tais como acesso e filtragem da base de dados, personalização de perfil e contacto com candidatos.

3. Automatize a triagem de candidatos

Use ferramentas de rastreamento de currículos para automatizar a triagem inicial de candidatos, através da análise programada de currículos e palavras-chave específicas.

4. Realize entrevistas por vídeo

Marque entrevistas por videochamada com os candidatos, para os poder avaliar. Além de facilitarem a compatibilização de horários, permitem avaliar habilidades de comunicação, motivação e adequação ao cargo.

5. Ofereça uma experiência positiva aos candidatos

Não se esqueça também de manter os candidatos envolvidos durante todo o processo. Comunique com eles de forma clara e frequente, forneça feedback e atualizações, e construa uma relação de confiança, apostando no seu employer branding.

 

 

Fonte: Bolsa de Empregabilidade