A comunicação acontece de várias maneiras diferentes, mas há habilidades de comunicação que são essenciais no local de trabalho.
As formas mais comuns de comunicação no trabalho são a a comunicação verbal, a comunicação não verbal, a comunicação escrita e a comunicação visual.
Provavelmente usa todas estas formas de comunicação, mas dependendo do seu trabalho, pode usar mais umas do que de outras.
Então, veja oito habilidades de comunicação que pode usar no local de trabalho:
1. Escuta Ativa
A escuta ativa consiste em ouvir e reter o que lhe é dito e ter uma noção dos sentimentos e emoções da pessoa que está a ouvir.
A escuta ativa pode ajudá-lo a obter as informações de que precisa, reduzir falhas de comunicação, construir relacionamentos e colaborar bem com os outros.
Quando pratica a escuta ativa, está atento às palavras da pessoa, ao seu tom, linguagem corporal e quaisquer outras dicas.
Para ouvir ativamente, faça contato visual com a pessoa que está a falar, vire-se para ela, acene e reaja com expressões faciais apropriadas.
2. Clareza
A clareza na comunicação tem dois objetivos: saber o objetivo do que está a dizer e ter a certeza de que está a transmitir esses objetivos claramente.
Depois de saber o seu objetivo, certifique-se de que ele está na sua comunicação. Diga as coisas diretamente e dê todas as informações e contexto que a outra pessoa precisa para entender.
3. Conscientização do público
Conscientização do público é saber como manter o destinatário da sua mensagem atento. Adaptar a forma como comunica com o público específico ajuda a garantir que você seja compreendido e atinja o seu objetivo.
Sempre que comunicar com alguém — usando qualquer meio — leve em consideração quem são. Depois, planeie a sua comunicação com o seu público em mente e avalie as reações dele ao vivo.
4. Método de comunicação e escolha do tom
Deve escolher a melhor forma de comunicação para uma situação específica, o que pode fazer toda a diferença em quão bem a sua mensagem é recebida e compreendida.
Pense nas formas de comunicação verbal, escrita e visual como categorias amplas, mas também considere as abordagens mais específicas que pode usar dentro dessas categorias.
5. Inteligência Emocional e Empatia
A Inteligência emocional consiste em estar em sintonia com as emoções, tanto as suas como as dos outros, e responder a elas apropriadamente em uma determinada situação. No local de trabalho, isso significa ter empatia com os outros.
A Inteligência Emocional pode ajudá-lo a construir relacionamentos mais fortes, evitar e dissipar conflitos e contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
6. A capacidade de dar e receber feedback construtivo
O feedback construtivo “é uma parte crítica do crescimento organizacional”, que o ajuda a construir relacionamentos profissionais, colaborar com os outros, desenvolver-se profissionalmente, contribuir para o desenvolvimento profissional dos seus colegas e garantir um trabalho de qualidade.
Dar e receber feedback ajuda a melhorar e garantir resultados de qualidade para a sua empresa ou equipa.
7. Consciência da linguagem corporal
A linguagem corporal é uma grande parte da comunicação não verbal. É a forma como se expressa tanto ao falar quanto ao ouvir, isto inclui a sua postura, expressões faciais e movimentos, entre outras dicas não verbais.
8. Falar em público
Em muitas profissões terá de comunicar com um grupo maior de pessoas, pelo menos ocasionalmente.
Fazer apresentações e falar em público são duas habilidades de comunicação diferentes, mas muito relacionadas.
Para ter sucesso a falar em público é necessário outras habilidades referidas anteriormente, como clareza, conscientização do público e linguagem corporal.
Os empregadores querem colaboradores com fortes habilidades de comunicação, então pratique as suas.
Fonte: The Muse