Redes sociais as 10 piores coisas para um candidato postar

Enquanto procura emprego, a utilização das Redes Sociais tanto pode ser algo positivo como negativo. Embora possam ser uma poderosa ferramenta para procurar vagas e oportunidades ou para criar a sua marca pessoal, todos os esforços podem ir por água abaixo se não tiver atenção aquilo que coloca online.

Quando falamos deste assunto, a primeira coisa em que pensamos são nas fotos divulgadas nos perfis. O que pode parecer diversão e momentos animados pode não ser bem visto pelo empregador. Veja abaixo quais são as 10 piores coisas para um candidato a emprego postar de acordo com o Underdover Recruiter:

1. Fotos pouco profissionais

Como mencionado anteriormente, o recrutador pode não achar piada ao ver uma foto sua a segurar bebidas ou até mesmo visivelmente embriagado, entre outras.

2. Linguagem inapropriada

Imagine o recrutador receber o seu CV impecável, sem erros de português, indicando ser uma pessoa educada e, quando vai ao seu perfil encontra palavrões, erros grotescos de português e diversas ofensas. Qual a reacção que acha que o recrutador terá?

3. Reacções negativas sobre o patrão actual/antigo ou um colega de trabalho

Está a passar ou passou por um mau bocado no seu emprego? Por mais que a vontade de desabafar seja grande, não o faça nas redes sociais. Os recrutadores estarão atentos ao seu comportamento para saber se o querem na empresa.

4. Referências a actividade ilegais

Comentários sobre o uso de drogas, comportamentos xenófobos, anti-sociais, entre outros dificilmente o ajudarão a conseguir um novo trabalho.

5. Comentários controversos

Posicionar-se politicamente ou sobre temas tabus pode prejudicá-lo na procura de emprego. É provável que algumas pessoas não concordem com a sua opinião e possam ficar ofendidas. Se essa pessoa for o recrutador, ainda pior.

6. Comentários pessimistas e queixosos

Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que vê sempre o copo meio vazio. Evite ser a pessoa que leva mau ambiente para o trabalho e que é impossível de agradar. Se utiliza as redes sociais para reclamar sobre cada pequena coisa do seu dia-a-dia, pense sobre a impressão que está a passar às outras pessoas.

7. Identificações em publicações de amigos

Todos nós temos um amigo que adora identificar-nos em fotos horríveis ou postar links inadequados na nossa página do Facebook. Se corre esse risco que pode manchar a sua reputação, certifique-se de alterar as suas configurações de modo que seja necessária a sua aprovação.

8. Publicações aceleradas

Fazer publicações à pressa pode resultar em erros gramaticais ou julgamentos superficiais. Antes de publicar algo, certifique-se de ler (e reler) com atenção.

9. Vangloriar-se

Contar que conseguiu sair do trabalho para ir a uma festa ou fazer piadas por chegar atrasado não o tornarão num potencial candidato à vaga.

10. Não postar nada

Os recrutadores procuram candidatos que estejam em contacto com a tecnologia mais recente e que sejam proactivos sobre a criação da sua marca pessoal.