A partir de quarta-feira estará disponível para os cidadãos o novo simulador de pensões da Segurança Social, que permitirá aos mesmos saberem a sua futura reforma, assim como a data de aposentação.

Vão existir duas opções de simulação, a “automática” e “à medida”. Esta simulação só pode ser concretizada com a regras em vigor à data do cálculo e tendo por base os dados que constam no sistema informático da Segurança Social.

No Dia da Segurança Social  o primeiro ministro António Costa e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, apresentaram a nova ferramenta no Instituto de Informática, em Lisboa.

Esta, estará disponível desde as 00h00 de quarta feira no site da Segurança Social Directa.

O simulador será explicado pelo próprio Viera da Silva através de um vídeo que pode ser visualizado no portal, no Youtube do Governo e na rede social Twitter do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Como funciona a Segurança Social Directa?

Para aceder ao simulador de pensões, tem que estar registado na Segurança Social Directa ou autenticar-se com o cartão de cidadão, ou com a chave móvel digital (esta permite aceder a serviços em portais e sites na Internet de entidades públicas e privadas).

Esta nova ferramenta permite que o valor da pensão de velhice ou de invalidez do regime geral da Segurança Social seja estimado. Contudo, não está disponível para os cidadãos que descontam para a Caixa de Geral de Aposentações ou para regimes especiais ou ainda quem tenha feito descontos no estrangeiro, refere fonte oficial do Ministério do Trabalho.

O sistema tem em conta toda a carreira contributiva registada na Segurança Social até ao momento, com o mínimo de 15 anos de descontos, e para os anos de projeção tem em consideração uma inflação de 0,5% por ano e um crescimento real dos salários de 0,5%, para que seja possível a simulação do valor da pensão.

A mesma tem por base as regras em vigor no momento, sendo atualizadas sempre que há uma mudança como por exemplo, a idade legal para a reforma, uma vez que todos os anos aumenta devido à esperança média de vida.

Em 2018, a idade legal da reforma é de 66 anos e 4 meses, mas para o ano sobe mais um mês.

Quem pretenda o acesso à reforma antecipada, terá que ter 60 anos de idade e mais de 40 anos de contribuições, contudo estes casos têm penalizações previstas, ou seja, o fator sustentabilidade, onde são retirados 14% ao valor da pensão e por cada ano em falta para idade legal sofre um corte de 0,5%. Contudo, existem benefícios para quem trabalha para além das condições exigidas.

Existem duas opções para o utilizador, sendo a “simulação automática”, devem os interessados clicar para saber qual a idade da sua reforma e o valor da pensão sem penalizações (66 anos e 4 meses este ano), e a “simulação à medida” em que existe a possibilidade de alterar parâmetros, como simular a data de reforma para mais cedo ou para mais tarde do que está previsto ou simular o valor das remunerações de forma a permitir calcular a pensão.

Esta última opção permite ainda calcular a pensão para os desempregados de longa duração ou para as profissões que tenham limite de idades, como por exemplo os pilotos aos 65 anos de idade.

O valor da futura pensão é apenas uma estimativa, não é vinculativo, e este valor será apresentado em valores brutos, o que significa que não contará com os impostos a aplicar (IRS).

Na prática, uma pessoa que começou a trabalhar em 1979 com 100 euros de salário anual e que se reforme no próximo ano, com 66 anos e 5 meses, e tendo uma remuneração anual de 16.700 euros (mais ou menos 1.200 euros por mês), a estimativa da sua pensão é de 882,32 euros brutos.

A este valor está incluído uma bonificação de 16,88 euros, pois para o cálculo foram considerados os 41 anos de carreira, mais do que é exigido, aos 66 anos e 5 meses.

Caso simule menos um ano, ou seja, 2018, essa pessoa sofrerá um corte 165,8 euros recebendo somente 678,84 euros. São menos 203 euros dos 882,32 euros que iria receber se trabalhasse mais um ano.

E no caso de simular uma data à frente em que trabalha mais um ano, 2020, por exemplo, verifique que sua pensão aumentará para os 105,53 euros, o que significa que terá uma pensão de 988,65 euros.

Como explica fonte oficial, o objetivo deste simulador é permitir ao cidadão que tenha uma ideia do valor da sua pensão futura, considerando a data da reforma, e que poderá ajudar a tomar decisões.

 

Fonte: Sábado