entrevistas-como-criar-boa-impressao

A entrevista de emprego é um momento crucial em qualquer processo de recrutamento. Como se costuma dizer, não há segundas oportunidades para criar boas primeiras impressões. Causar uma boa impressão é fundamental para o sucesso de uma entrevista. Neste artigo, listamos sete dicas da Cornerstone para ter um impacto positivo numa entrevista.

1)  Chegue cedo

Procure chegar 5 minutos mais cedo do que a hora marcada e mostre capacidade de organização e consideração pelo entrevistador. Antecipe eventuais problemas não controláveis por si (trânsito, atrasos, ou outros). Se chegar demasiado cedo, pode sempre aguardar antes de entrar.

2) Sorria

Seja agradável e mostre-se com vontade e feliz por conversar e fazer a entrevista.

3) Olhe nos olhos

Estabeleça contacto visual com o entrevistador e procure olhá-lo nos olhos. Demonstra que está presente na conversa, confiante e sabe ouvir.

4) Seja altruísta

É importante mostrar interesse quer pelo entrevistador quer pela empresa. Procure ouvir primeiro e falar depois e evitar ser demasiado egocêntrico.

5) Trate pelo nome

Ao fazê-lo, mostra que está a ouvir, interessado e com presença de espírito.

6) Mantenha uma aparência adequada

Vista-se de forma apropriada para a entrevista em causa. Procure perceber o tipo de empresa e respectivo nível de formalidade e saber de ante mão como é que os colaboradores se costumam vestir.

7) Tenha cuidado com o humor

Seja cauteloso com piadas e humor. À partida não conhece o perfil e nível de sensibilidade do entrevistador e é difícil saber como poderá reagir.

 

Leia o artigo original aqui