entrevistas-perguntas-dificeis

Se quer mesmo conseguir um emprego tem de estar preparado para tudo na entrevista. Conheça aqui as 10 perguntas mais difíceis e como pode responder, segundo a revista Forbes.

1) Porquê é que o devo escolher?

O seu trabalho numa entrevista é mostrar que é o melhor candidato e, como tal, esta é uma pergunta óbvia. Compreenda verdadeiramente as competências e características necessárias às funções e relacione-as com o seu perfil e as suas experiências e resultados passados.

2) Porque é que esteve sem trabalhar?

Os recrutadores têm noção que nem sempre é fácil encontrar rapidamente um novo emprego. Demonstrar que esteve activo e mencionar as actividades, projectos ou cursos que fez durante esse período e a forma como o valorizaram é sempre uma boa forma de responder a esta questão.

3) O que mudaria no seu emprego anterior?

Nunca caia no erro de dizer coisas negativas sobre ex-colegas ou ex-chefes. Por outro lado, não responda algo que o faça soar como alguém que não tenta ou não consegue alterar o rumo das coisas. Esteja preparado para mostrar como agiu e, se for esse o caso, porque é que isso não resultou.

4) Fale-me de si

Não se perca a descrever exaustivamente o seu percurso académico ou profissional e a enumerar todas as suas experiências. Seja selectivo e mostre, em 1 ou 2 minutos e de forma sumária, o seu percurso e a pessoa que é. Evite informação irrelevante ou desnecessária.

5) Explique isto a uma criança de 8 anos

Explicar assuntos mais ou menos técnicos de forma a que crianças possam perceber mostra que tem uma compreensão sólida e clara do tema em questão. Faça o trabalho de casa e pesquise sobre a indústria e a actividade da empresa.

6) O que é que a pessoa que gosta menos de si diria sobre si?

Procure evidenciar um aspecto da sua personalidade que aparente ser negativo mas possa, em ultima análise, ser visto como positivo.

7) Conte-me uma situação em que soluções antigas já não funcionam

Deve mostrar conhecimento sobre a indústria ou cultura empresarial e ser criativo ao mostrar de que forma novas tecnologias ou métodos podem melhorar a situação.

8) Qual o maior risco que já correu?

Mostre não só a sua capacidade de tomar riscos, mas também a forma como reage a adversidades e como consegue recuperar.

9) Já alguma vez viu uma decisão ser questionada por um supervisor?

Tente mostrar humildade, capacidade de adaptação e que lição tirou da situação.

10) Descreva uma situação de desacordo em equipa

Ao fazerem esta pergunta, os recrutadores estão a tentar antecipar como poderá reagir no futuro numa situação similar. Conte como se comportou, que resultados obteve e que lição tirou.

 

Leia o artigo original aqui