entrevistas-erros-a-evitar

Antes de ir a uma entrevista de emprego, lembre-se de erros básicos que podem arruinar as suas hipóteses. Segundo a revista The Week, eis os sete erros mais graves que os candidatos cometem em entrevistas e que deitam a perder o trabalho feito por CVs e cartas de apresentação:

1) Deixar o telemóvel ligado

Ao cometer a imprudência de deixar o telemóvel ligado pode correr o risco que este toque, o que o poderá deixar numa situação desconfortável. Além disso, o recrutador pode interpretar esse esquecimento como falta de preparação ou falta de consideração.

2) Focar-se demasiado em si mesmo

Falar demasiado em si próprio pode prejudicá-lo. Deve mostrar que compreendeu as necessidades e objectivos da oferta e mostrar como as suas competências e perfil podem contribuir para o sucesso da empresa. Uma articulação equilibrada entre as suas características e as necessidades da empresa é fundamental.

3) Mostrar-se desesperado

Quem está à procura de emprego há muito tempo pode sentir ansiedade em conseguir o lugar. No entanto, não deve deixar que isso transpareça nem que o recrutador sinta que está desesperado, pois isso pode levá-lo a pensar que está mais preocupado com os seus próprios problemas do que em ajudar e contribuir para a empresa.

4) Não conseguir responder a perguntas básicas

Um candidato bem preparado tem de ter respostas pensadas a perguntas típicas em entrevistas como “Quais são as suas maiores qualidades e defeitos”. Deve preparar-se adequadamente, antecipar este tipo de questões e ter respostas honestas e fortes.

5) Atrasar-se para a entrevista

Ao chegar atrasado, qualquer que seja a desculpa (e muitas vezes a desculpa só piora as coisas), vai mostrar que não pensou nem se organizou suficientemente bem, o que pode ser tido como desorganização, desleixo ou falta de consideração pelo tempo do recrutador.

6) Não saber nada sobre a empresa

É essencial pesquisar sobre a empresa e compreender a sua actividade, missão e cultura. Dependendo do grau de conservadorismo/formalidade da empresa, deve ajustar o seu estilo de vestuário para não destuar.

7) Dizer mal de ex-colegas

Dizer coisas negativas sobre empregos, colegas ou chefes anteriores só irá passar uma má imagem sobre si mesmo. É preciso ser cuidadoso e diplomático ao falar de experiências anteriores.

 

Leia o artigo original aqui