Com 2019 já no fim, está na altura de começar a pensar nas suas resoluções para 2020, principalmente aquelas associadas à sua carreira. Na verdade, pode utilizar esta atividade como uma fonte de motivação para alcançar mais e melhor na sua carreira profissional.

Desde a aquisição de novas competências à participação de formações, tudo o que acredita que pode melhorar o seu desempenho profissional pode ser uma resolução para 2020. O mais incrível é que os benefícios destas resoluções podem surgir até de atividades que acredita não estarem relacionadas, algo que pode afetar a sua carreira, mas indiretamente.

Aprenda algo que não afete diretamente o seu dia-a-dia

Um dos melhores exemplos para explicar esta dica é o Steve Jobs. O próprio estudou caligrafia pelo simples facto de ser uma arte que o impressionava, admitindo até que foi a competência mais pragmática que estudou. Mal sabia ele como esta experiência iria ter uma forte influência no seu senso de design na Apple.

2020 é o ano para seguir o seu exemplo. Alguma vez sonhou em fazer algo ou dedicar-se a uma atividade em particular? Faça uma das suas resoluções a participação em conferências, leia livros instrucionais ou tente encontrar um mentor para o ajudar a guiar nesta fase da sua vida.

Passe por experiências que lhe acrescentam algo

Se tem a esperança de crescer dentro da empresa, procure aquela experiência profissional que o ajudará a subir uns degraus. Talvez voluntariar-se para ajudar na realização de uma conferência da empresa, ajudando a empresa a crescer a sua marca, algo que o coloque numa posição de destaque para uma promoção e elogios.

Estas abordagens podem levá-lo a conhecer novas pessoas, novas experiências memoráveis e até pode descobrir novas coisas sobre si, que nunca tinha pensado antes.

Aprenda uma competência técnica

Escolha uma competência de género técnico que gostaria de aprender e descubra como pode aprendê-la. Um dos maiores exemplos, devido à sua elevada procura no mercado de trabalho, é a codificação, e por muito difícil que pareça, existem diversas plataformas de estudo que permitem realizar cursos online desta matéria.

Outro exemplo é a ferramenta Photoshop. Se tem interesse em abordar este tema, pesquise plataformas online que o possam ajudar a alcançar este objetivo em 2020. Com tantos recursos à sua disposição, a parte difícil só está em começar o curso.

Leia livros de carreiras

Quer seja um leitor ávido ou não. Tenha muito ou pouco tempo livre. 2020 deve ser o ano em que para um pouco para respirar, e refletir no que está para vir. Livros temáticos sobre carreiras profissionais e objetivos profissionais são boas ferramentas que o podem ajudar a ir mais longe.

Seja um livro pequeno ou grande, o importante é dar o primeiro passo e abrir o livro. Dê uma oportunidade e tente ler um livro deste género, quem sabe não possuem as respostas para as questões que tanto anseia ver respondidas.

Planeie fins-de-semana longe das tecnologias

Atualmente, mais de meio mundo está dependente das tecnologias. Governa a sua vida de várias formas, e em muitas delas nem se apercebe disso. É normal passar o dia a ver os emails, a dar um olhinho às suas redes sociais, responder a mensagens de amigos, mas é importante ter um “botão” para se desligar deste mundo tecnológico.

Acredite que dedicar um tempo só a si, desligado do mundo tecnológico, vai ser bastante benéfico em várias formas. Irá evitar chegar a um ponto de esgotamento, vai sentir-se mais leve e menos sobrecarregado.

 

Uma coisa é certa, não precisa de se comprometer com dezenas de resoluções para ter sucesso. O importante é conseguir realizá-las, nem que seja uma,  assim como ser fiel a si próprio e lutar por algo melhor.

 

Fonte: The Muse