Como responder à questão “Porque o devemos contratar”

A pergunta “porque o devemos contratar” é considerada por muitos recrutadores uma das questões mais importantes feitas nas entrevistas. Por este motivo, deve certificar-se que tem uma resposta preparada antes de ser entrevistado.

Se não consegue construir um bom argumento e explicar por que motivo é a melhor pessoa para ocupar a vaga, então porque é que a empresa o deveria considerar o melhor candidato?

Ter uma resposta preparada é algo positivo. As probabilidades são que lhe seja feita esta questão ou uma semelhante. E mesmo que os recrutadores não façam nenhuma questão deste género, é importante que deixe bem esclarecido as razões para o escolherem a si!

De seguida, com auxilio do Monster Career Advice apresentamos-lhe três dicas para o ajudar a formular uma boa resposta:

Mostre que sabe aquilo que os recrutadores procuram

É importante que demonstre que pesquisou informação sobre a empresa previamente. Pesquise na página web da empresa, nas páginas da empresa nas redes sociais e em motores de busca. Prove que está realmente interessado no emprego.

Explique o que o torna qualificado para o emprego

Se foi chamado para entrevista, a empresa já o considera qualificado para a vaga que têm em aberto. Por isso, quando a questão lhe for feita não se limite a “despejar” a sua experiência profissional relevante. Essencialmente, foque-se naquilo que o distingue dos outros candidatos qualificados.

Não cometa o erro de repetir aquilo que está no seu currículo. Em vez disso, tente responder de forma criativa e dê exemplos sobre desafios que tenha ultrapassado e projectos que tenha realizado com sucesso.

Demonstre porque quer o emprego

Finalmente, utilize a oportunidade para enaltecer o seu entusiasmo em trabalhar com a empresa que o está a entrevistar. Fale sobre os seus atributos pessoais, valores e ideias que o possam tornar fundamental para a organização e que encaixem na cultura empresarial da organização.