Se quer, ou precisa, de fazer tele-trabalho e a sua empresa não o permite, saiba a melhor forma de solicitar o trabalho remoto.

Quer já tenha um emprego ou esteja a negociar uma nova oferta de emprego, pedir para fazer tele-trabalho é possível, desde que a função o permita. Damos-lhe exemplos de como fazer este pedido, em ambas as situações.

Como pedir para fazer tele-trabalho durante o processo de contratação

O segredo para pedir trabalho remoto durante o processo de contratação está no seu timing e na sua abordagem.

1. Pesquise a posição da empresa sobre o tele-trabalho

Antes de tocar no assunto, faça uma pesquisa. Algumas empresas declaram claramente as suas políticas de trabalho remoto no anúncio de emprego ou no site.

Se não mencionarem nada sobre isso, precisa de pesquisar mais a fundo. Veja as avaliações dos funcionários ou entre em contato com funcionários atuais ou antigos no LinkedIn.

2. Escolha o momento certo para perguntar

O timing é tudo, não toque nesse assunto muito cedo na entrevista, deixe o empregador conhecê-lo primeiro.

Quando ele perceber que você é um candidato forte, terá mais poder para discutir as suas preferências. Uma das melhores maneiras de pedir trabalho remoto é esperar até à fase final das entrevistas ou depois de receber a oferta de emprego.

3. Enquadre-o como uma situação vantajosa para todos

Ao pedir para trabalhar em casa mostre tanto os benefícios para si como para a empresa. Enfatize como o trabalho remoto o ajudará a ser mais produtivo e focado.

Perguntas para fazer sobre trabalho remoto durante a entrevista

Se ainda não tem a certeza sobre as políticas de trabalho remoto da empresa ou quer avaliar o quão aberta ela está à flexibilidade, aqui estão algumas perguntas que pode fazer:

  • Qual é o plano da empresa, a longo prazo, para o trabalho remoto?
  • Existem funções específicas na empresa que são elegíveis para trabalho remoto?
  • Que tipo de ferramentas e processos de comunicação estão disponíveis para funcionários remotos?
  • Existe um período de teste para trabalho remoto para avaliar produtividade e colaboração?

Saiba como pedir para fazer tele-trabalho, quando já está na empresa

O tele-trabalho pode nunca ter sido opção, ou até já ter sido durante um período e agora tenha de voltar ao escritório. Seja qual for o caso, pedir para trabalhar em casa exige uma abordagem bem pensada.

1. Avalie a política e a cultura da empresa

Primeiro, analise a política atual da empresa sobre trabalho remoto. Se o trabalho remoto não for padrão, mas a empresa tiver demonstrado flexibilidade noutras áreas, pode ter uma boa chance de negociar.

2. Prepare o seu caso

Antes de conversar com o seu chefe, tenha uma ideia clara do motivo pelo qual quer trabalhar em casa e como isso pode beneficiar a empresa.

Mas, não se concentre apenas nas suas necessidades, mostre como o trabalho remoto aumentará a sua produtividade, reduzirá distrações ou o ajudará a atingir melhor os seus objetivos.

3. Escolha o momento e o local certos

Escolha um bom momento para essa discussão, agende uma reunião individual com o seu chefe quando a situação não estiver muito movimentada e evite tocar no assunto em momentos de muito stress.

O objetivo é ter uma conversa aberta e tranquila. Se trabalha num ambiente mais horizontal, considere falar diretamente com os Recursos Humanos.

4. Ofereça soluções, não exigências

Tente oferecer soluções que atendam às suas necessidades e aos objetivos da empresa.

Pode sugerir começar com um modelo híbrido como período de teste, demonstre flexibilidade e esteja aberto a negociar um acordo que funcione para todos.

 

Fazer tele-trabalho nem sempre é uma vontade, por vezes é mesmo uma necessidade. Então, seja qual for o motivo, desde que o apresente bem fundamentado, pode sempre ter hipóteses!

Fonte: The Muse