Pedir um aumento por email é uma forma menos convencional mas não é errada, além disso pode ser menos intimidador do que cara a cara.
Enviar um email é uma boa maneira de introduzir o assunto antes de uma reunião presencial.
Mas se a sua questão é como o deve fazer e o que deve dizer e evitar, nós temos essas respostas.
Quando deve pedir um aumento?
Antes de pedir um aumento de salário, avalie o ambiente atual da empresa e reflita sobre as suas próprias realizações profissionais.
Então, o melhor momento para pedir um aumento é depois de ter alcançado um sucesso, como por exemplo, conseguir um novo cliente, ultrapassar as suas metas trimestrais ou implementar uma nova estratégia.
Se ainda não atingiu essas metas, pedir um aumento pode ainda estar em cima da mesa, pois os empregadores também dão aumentos quando há um relacionamento bom e confiável com o empregador e o pedido parece razoável.
Pedir um aumento por email
Pedir um aumento pode ser algo muito importante, então certifique-se de estar bem preparado para ter essa conversa com o seu chefe. Tenha algumas coisas em mente:
- Reúna evidências das suas realizações
As pessoas geralmente assumem que o recrutador já sabe o valor delas, mas isso é uma armadilha. Então precisa de demonstrar as suas realizações, reúna evidências de todas as suas contribuições para a empresa, grandes e pequenas, e coloque-as por escrito.
- Taxa salarial de pesquisa
Deve ter ideia sobre o salário médio para a sua função. Por isso, faça uma pesquisa sobre as taxas de mercado e compare os salários oferecidos por outras empresas para cargos semelhantes. Isso ajudará você a chegar a um número justo e razoável.
Saiba como escrever o email
1. Assunto do email
Certifique-se de que o assunto do email seja claro e direto para que o leitor saiba desde logo do que se trata e seu email.
2. Abertura
Comece o seu email com uma nota positiva. Diga-lhes o quanto aprecia as oportunidades que teve na empresa e o quão orgulhoso está do trabalho que fez até agora. Isso cria uma abertura positiva para fazer o seu pedido.
3. Faça o pedido
Use o segundo e o terceiro parágrafos do seu email para pedir um aumento de salário e explicar os motivos pelos quais o merece. É aqui que vai usar todas as evidências reunidas durante o processo de preparação:
- O que: O que realizou
- Como: Como fez isso
- Por quê: Por que adotou essa abordagem
4. Encerramento
O final do seu email vai ser usado para pedir uma reunião sobre o seu pedido.
Depois é só esperar pela resposta da empresa, se não tiver notícias depois de duas semanas, não há problema em enviar um lembrete gentil.
Pode falar diretamente com eles, acompanhar por email ou deixar uma mensagem no aplicativo que a sua empresa usa, como Slack ou Microsoft Teams.
Fonte: The Muse