A responsabilidade social das empresas tem ganhado cada vez mais importância, visto que é uma forma de atrair consumidores.
Esta consiste no conjunto de medidas adotadas voluntariamente, que contribuem para a diminuição do impacto ambiental do negócio, para a promoção do bem-estar dos seus colaboradores e da sua comunidade.
O que é a Responsabilidade Social de uma empresa?
A responsabilidade social é as ações que uma empresa toma de forma voluntária para o bem-estar do seu público, tanto a nível interno como externo.
A nível interno, pode aplicá-la ao nível da gestão de recursos humanos, saúde e segurança no trabalho e na gestão dos recursos que consome.
A nível externo, pode ser aplicada na interação com as comunidades locais, na relação com parceiros comerciais, fornecedores e consumidores, na proteção dos direitos humanos e na gestão do seu impacto ambiental.
Qual a importância de aplicar a responsabilidade social na empresa?
Além de ter um negócio ético e sustentável, a aplicação da responsabilidade social nas empresas não têm consequências imediatas nos resultados financeiros.
No entanto, a longo prazo, a aplicação consistente destas práticas poderá fazer uma grande diferença.
Um estudo publicado pela Universidade de Évora concluiu que as práticas de responsabilidade social influenciam os níveis de motivação e satisfação dos seus colaboradores. Por sua vez, estes apresentam melhores resultados e ajudam a fortalecer a cultura organizacional.
Estas práticas também podem ajudar a destacar a empresa no mercado.
Um estudo global da Cone Communications concluiu que 80% dos consumidores compraria produtos ou serviços de marcas menos conhecidas se estas tiverem um forte compromisso social ou ambiental e 71% dos consumidores estaria disposto a pagar mais a empresas com produtos ou serviços socialmente e ambientalmente responsáveis.
Como aplicar a responsabilidade social na sua empresa
Existem várias medidas que as empresas podem aplicar de forma a promover a responsabilidade social. E, para isso, deve-se guiar pelas áreas que se destacam para os consumidores. Estas são:
- Combate ao trabalho infantil;
- Promoção da contratação e integração de pessoas com deficiência;
- Contribuição para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local;
- Oferta de boas condições de trabalho;
- Tratamento de todos os colabores de igual forma, independentemente da sua identidade de género, raça, religião ou orientação sexual.
Assim, a empresa pode implementar medidas como:
- Realização de campanhas onde parte dos lucros da empresa serão postos ao serviço de iniciativas de cariz social ou bolsas de estudo;
- Integração de fornecedores locais e de pequenas dimensões, o que pode resultar na criação de emprego para a comunidade local;
- Diminuição do desperdício através da adoção de políticas de economia circular;
- Incluir benefícios para os trabalhadores, para além dos obrigatórios por lei, como seguros de saúde, o dia de aniversário de folga, licença de maternidade estendida, etc;
- Incluir minorias nos processos de recrutamento, promovendo a diversidade da sua equipa, tornando-a mais rica e inclusiva.
Norma Internacional ISO 26000
Para ajudar as empresas a implementar ações úteis, foi criada a Norma Internacional ISO 26000.
Esta apoia todos os negócios que procuram reduzir o impacto negativo da sua atividade tanto a nível externo como interno. Assim, partilha orientações de responsabilidade social, nomeadamente em relação a:
- Conceitos, termos e definições;
- Fundamentos, tendências e características;
- Princípios e práticas;
- Assuntos e questões primordiais;
- Integração, implementação e promoção de comportamentos socialmente responsáveis através das suas políticas e práticas;
- Identificação e comprometimento com os interessados;
- Comunicação dos compromissos e níveis de desempenho.
O principal objetivo das empresas é o de gerarem lucros, no entanto, com o atual cenário socioeconómico e ambiental, é urgente que comecem a pensar também na responsabilidade social.
Fonte: invoicexpress