Estando as empresas cada vez mais digitalizadas, deve ter o cuidado de proteger os dados do seu negócio de ataques cibernéticos.
A cibersegurança deve ter destaque na sua empresa, um ataque informático pode causar sérios danos nos sistemas informáticos.
Então, saiba como pode proteger os dados do seu negócio e prevenir perdas:
1. Crie senhas seguras
As palavras-passe devem ser longas e mais aleatória possível. O ideal é ter no mínimo 15 caracteres, combinando maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
Além disso, não deve utilizar a mesma senha em vários serviços e deve alterá-las com regularidade.
2. Cuidado com os links
Todo os links recebidos através de email, sms e redes sociais são potenciais perigos, por isso analise-os bem.
Estes podem vir disfarçados de fontes legítimas, como bancos ou empresas de serviços. Geralmente esses links direcionam para sites falsos, onde são solicitadas informações confidenciais.
Outro detalhe que pode ter em atenção é o ícone de cadeado na barra de endereço do browser, ele indica que a ligação é segura e as informações fornecidas são privadas.
No entanto, isso não garante que o serviço a que está a aceder seja confiável, por isso, deve verificar sempre se o link está correto.
Utilize ainda um software de anti-vírus ou malware como medida de segurança.
3. Cuidado ao aceder a redes Wi-Fi
Na sua rede wi-fi deve mudar o nome e alterar a palavra-passe com regularidade e opte pelo protocolo WPA2-PSK.
Quando acede a redes wi-fi em espaços públicos deve ter também cuidado, visto que qualquer pessoa pode aceder e assim está mais suscetível a ataques.
4. Atualize os programas com regularidade
Use sempre versões atualizadas dos programas, tanto em sistemas operativos, como em antivírus ou browsers.
Se algum programa não oferecer atualizações automáticas, verifique se elas existem. Em cada atualização fica mais protegido contra ataques informáticos.
5. Ative a autenticação dois fatores
Ative a autenticação de dois fatores sempre que possível para adicionar um degrau extra de segurança.
A autenticação de dois fatores é um recurso disponibilizado por vários prestadores de serviços online, que utiliza aplicações de autenticação e serve para acrescentar um fator extra de segurança ao processo de login do utilizador.
Assim, não corra riscos e mantenha a segurança na sua empresa, aplique todas estas dicas e o seu negócio estará mais protegido.
Fonte: Moloni