Dos obrigatórios aos opcionais, saiba que seguros deve ter na sua empresa para proteção de bens, pessoas e do próprio negócio.

Alguns são obrigatórios, outros, embora facultativos, podem ser uma mais-valia.

Então, conheça os vários seguros que deve e pode ter na sua empresa e selecione os que serão importantes para si.

Seguros obrigatórios para empresas

Segundo a lei portuguesa, estes são os seguros obrigatórios que deve ter na sua empresa. Mas, podem não ser para todas as atividades, pode encontrar essa informação no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Seguro de acidentes de trabalho

O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório para todas as empresas que têm trabalhadores. Este seguro tem como objetivo reparar danos causados por acidentes de trabalho.

Os trabalhadores independentes também são obrigados a ter seguro, que deverá ser subscrito pelos próprios e não pelas empresas às quais prestam serviços.

Seguro de acidentes pessoais

A lista de atividades em que este seguro é obrigatório é longa e abrange desde escolas a empresas de animação turística a recintos de espetáculos ou desportivos.

Este cobre lesões corporais, incapacidade permanente ou morte da pessoa segura que seja causada por acidente com causa súbita, externa e imprevisível

Veja também: Seguro de Acidentes de Trabalho e o Seguro de Acidentes Pessoais – diferenças

Seguro de responsabilidade civil

este seguro cobre o risco de a empresa ter de vir a indemnizar terceiros por danos que lhes cause.

Seguro para automóveis

Se a sua empresa tem um ou vários veículos, estes devem ter os seguros obrigatórios.

No caso de um automóvel, o mínimo a contratar é o de responsabilidade civil, que garante indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e passageiros.

O seguro automóvel a contratar depende também do tipo e finalidade do veículo.

Outros seguros obrigatórios

  • Seguro de incêndio é obrigatório se a empresa for proprietária de frações de imóveis em propriedade horizontal;
  • Seguro-caução, que é usado para atividades em que a prestação de caução é obrigatória;
  • Seguro de roubo tem de ser obrigatoriamente feito por empresas privadas de segurança e entidades promotoras de exposição de obras de artes;
  • Seguro de assistência a pessoas, as empresas de animação turística e os operadores marítimo-turísticos têm de efetuar este seguro.

Seguros não obrigatórios para empresas

Então, há seguros que não são obrigatórios, mas que podem ver uma mais-valia para as empresas.

Dada a obrigatoriedade de contratar vários seguros para empresas, pode ser mais vantajoso optar por seguros multirriscos, que abranjam vários riscos.

O seguro de crédito, serve como proteção financeira, isto porque cobre o risco de atraso ou falta de pagamento dos devedores à empresa segurada.

Outra opção de seguros para empresas são os que funcionam como benefícios para os colaboradores, como seguros de saúde, os seguros de vida ou PPR.

Fonte: Santander