Trabalhadores do sector público recuperam salário total este Sábado

Os funcionários do sector público vão recuperar o salário completo, a partir de sábado dia 8, devido ao fim do processo de reversão dos cortes aplicado em 2011. Assim, no fim do mês vão receber a remuneração que recebiam em 2009.

Este mês serão então repostos os 30% que faltavam para o processo estar completo e o Governo cumpre assim a promessa prevista no seu programa eleitoral e no Orçamento do Estado para este ano.

Segundo estimativas do Governo, a reposição salarial dos funcionários públicos e dos trabalhadores do Sector Empresarial do Estado corresponde a 0,24% do PIB deste ano, tendo em consideração o “ajustamento verificado entre a saída e entrada de trabalhadores”.

A remuneração destes funcionários está reduzida desde 2011 devido à aplicação de cortes progressivos entre os 3,5% e os 10% aos salários acima dos 1500 euros.

20% da totalidade desses cortes foram repostos em 2015 pelo anterior Governo e desde Janeiro deste ano o executivo socialista tem vindo a repor os restantes 80% trimestralmente.

É importante lembrar ainda que a reposição salarial tem sido, nos últimos anos, a principal reivindicação das estruturas sindicais da função pública, que agora defendem o aumento dos salários para compensar o poder de compra perdido desde 2009.

 

Fonte: Observador