2020 já chegou e com ele novas tendências começam a surgir, especialmente no local de trabalho. Este continua a evoluir todos os anos, com o objetivo de proporcionar um espaço laboral mais gratificante para os funcionários. Claro que o principal objetivo de continuar o aumento do capital e obtenção de sucesso no mercado de trabalho mantém-se, mas cada vez mais as empresas estão a aprender que existem formas mais eficientes de o fazer.

Colaboradores que estejam mais satisfeitos com as suas condições laborais estão mais propensos a entregar um trabalho mais eficiente e com resultados positivos. Parece uma conclusão óbvia, mas esta perceção nem sempre foi aceite como uma norma. Pelos visto, a ética e a motivação profissional são de extrema importância, mas é essencial encontrar formas de identificá-las e extraí-las.

Inteligência Artificial

Já é do conhecimento geral a preocupação com a possibilidade de robôs assumirem os cargos dos humanos, mas e se a Inteligência Artificial pudesse realmente melhorar a experiência dos colaboradores? Esta é exatamente a tendência que começará a abranger grande parte das empresas em 2020. A colaboração com este mecanismo apenas irá aumentar no futuro. Dito isto, é fundamental que a experiência humana consiga ordenar as funções da Inteligência Artificial e utilizá-la de modo a aumentar o fluxo de trabalho e a eficiência do resultado final.

Consciência Ambiental

Ao reduzir a pegada de carbono as empresas têm o histórico de considerarem esta situação como o problema de terceiros, sem assumirem quaisquer responsabilidades. A verdade vem sempre ao de cima: qualquer categoria de empresa pode contribuir para o impacto da pegada de carbono. Durante a gestão de grandes grupos de colaboradores, ou pequenos até, os líderes podem ordenar o comportamento dos seus colaboradores até a uma certa extensão. Encorajar a reciclagem, limitar as deslocações e outras legislações ecológicas podem fazer toda a diferença.

Flexibilidade Laboral

O tradicional local de trabalho era bastante controlado, levando as pessoas a habituarem-se às rotinas. A geração mais recente de trabalhadores já valoriza e tem outra perceção da flexibilidade no local de trabalho. Como diz o ditado: ou se adapta ou morre. Para extrair o melhor proveito dos trabalhadores é necessário compreender o que os motiva e o que os coloca nas melhores posições para alcançar sucesso. A responsabilidade continua a ser um elemento crítico para a gestão, mas até métodos pouco ortodoxos podem levar ao sucesso.

Consciencialização da Saúde Mental

Colaboradores satisfeitos normalmente têm um melhor desempenho. Algo que as empresas têm aprendido é que a saúde mental dos seus colaboradores tem um grande impacto no seu desempenho. Não existe satisfação em sentir-se infeliz no emprego. Uma vez mais, o equilíbrio entre a responsabilidade e a compreensão pode ser um desafio para os trabalhadores, mas disponibilizar recursos de saúde mental é uma excelente forma de começar a trabalhar para alcançar esse equilíbrio. O objetivo é tornar o local de trabalho em algo mais benéfico que negativo.

Alocação de Recursos Humanos

A redistribuição de recursos para os Recursos Humanos irá facilitar bastante as coisas em 2020. No ano passado, as tendências para os RH aumentaram consideravelmente e o local de trabalho foi bastante beneficiado como um todo. Quando os colaboradores se sentem mais seguros no trabalho e confortáveis o suficiente para abordar os Recursos Humanos, todos ficam a ganhar. Muitas das tendências a implementar em 2020 irão depender de um forte Departamento de RH, o que torna vital o investimento nesta área.

Eficiência da Contratação

A maioria das pessoas compreende que o processo de recrutamento/contratação está em constante mudança. As empresas confiavam mais em currículos impressos e métodos de avaliação antiquados. Atualmente, as ferramentas disponíveis fazem grande parte do trabalho. A Inteligência Artificial é uma boa ferramenta para reduzir os candidatos até uma amostra mais exequível. Estas ferramentas são ainda mais valiosas porque erradicam preconceitos que os recrutadores podem não compreender. Entrevistar os candidatos certos acelera o processo de decisão.

Recursos de Formação

A melhor forma de colocar todos os colaboradores ao mesmo nível é através de formação de qualidade. Nunca houve tantos recursos de formação para o mercado de trabalho como atualmente, possibilitando até a personalização e adaptação para determinadas empresas. Nem todos aprendem da mesma forma, o que torna a personalização da formação um recurso ainda mais valioso em 2020.

 

Fonte: Thrive Global