Para trabalhar em Hotelaria e Restauração nem sempre é preciso formação na área ou experiência. Quer saber mais sobre estes setores?
São muitas vezes considerados empregos sazonais devido a haver mais procura por candidatos para estas áreas em certas alturas do ano, nomeadamente no Verão.
Mas, estes setores funcionam o ano inteiro e procuram profissionais constantemente! Conheça-os melhor.
Hotelaria e Restauração são dos setores que mais emprego oferecem
Entre os empregos mais procurados no setor de Turismo, encontram-se funções de Hotelaria e Restauração.
Segundo a World Travel & Tourism Council, Hotelaria tem cerca de 13% das vagas por preencher e Restauração 12%.
Assim, em Hotelaria procuram-se profissionais para funções como: Rececionista, Empregado de andar, Responsável de Hotel, Gestor de turno e Animação Turística.
Já em Restauração, as profissões que mais precisam são: Empregados de mesa, Ajudantes de cozinha e Barmans.
7 razões para trabalhar em Hotelaria e Restauração
1. Nem sempre é necessária formação ou experiência
Enquanto que há funções que exigem formação ou experiência, outras não.
Tendo em conta a escassez de talento nestas áreas, muitas vezes são procurados candidatos que não têm necessariamente experiência técnica anterior em hotelaria ou restauração.
2. Dá perspetiva de futuro
São setores que estão em constante crescimento, por isso, pode-lhe dar perspetivas de futuro a nível profissional.
3. Pode conciliar com outras atividades
O trabalho em restauração, por exemplo, pode muitas vezes ser conciliado com outras atividades.
Assim, pode ter o seu emprego e conciliar com um part-time nestas áreas.
Quais as características mais procuradas nos profissionais de Hotelaria e Restauração?
Cada função exige as suas características aos profissionais. Entre elas: formação profissional ou superior, experiência, habilidades específicas, fluência em idiomas, características pessoais, entre outras.
Saiba então quais os principais requisitos e características procuradas para trabalhar em Hotelaria e Restauração:
- Escolaridade mínima obrigatória ou Formação Superior;
- Noções básicas de Informática;
- Conhecimentos ou fluência em línguas.
Além disso, há características pessoais que também são necessárias, como:
- Ser uma pessoa comunicativa;
- Proativo e dinâmico;
- Saber trabalhar em equipa;
- Saber agir adequadamente em situações de conflito, seja com colegas ou clientes;
- Ser cuidado nos gestos e linguagem;
- Boa disposição e simpatia;
- Ser paciente, humilde e amigável com os colegas e clientes.
Funções mais comuns em Hotelaria e Restauração
Hotelaria
- Rececionista: responsável por receber os clientes e fazer o check-in e check-out, gestão dos clientes e de reservas, etc;
- Bagageiro: vigilância das entradas e saídas de clientes, colaboradores, visitantes e bagagens, acompanhamento dos clientes aos quartos e serviço de bagageiro e apoio à receção;
- Copeiro: executar o trabalho de limpeza e tratamento das louças, da cozinha e usados no serviço de refeições;
- Empregado de copa: limpeza do restaurante / cozinha e áreas comuns;
- Empregado de mesa: servir e atender os clientes no restaurante do hotel e responsável pelo cuidado e organização do espaço e tarefas inerentes aos serviços de refeições;
- Cozinheiro 1ª e 2ª: preparar os alimentos para as refeições, contribuir para a elaboração ementas, executar ou zelar pela limpeza da cozinha e dos utensílios, entre outras tarefas;
- Cozinheiro 3ª: preparar os alimentos para as refeições, elaborar ou contribuir para a composição das ementas, responsável pelos produtos necessários e pela sua conservação;
- Empregado de Andares/Camareira: responsável pela arrumação e limpeza de quartos;
- Empregado de Limpeza: serviços de limpezas gerais dos quartos, escritórios e áreas comuns do hotel;
- Governanta: supervisão de quartos, gestão de escalas de serviço, entre outras tarefas;
- Empregado de lavandaria: tratamentos das roupas do hotel;
- Manutenção de spa: limpeza e disponibilização dos produtos necessários ao espaço;
- Técnico de manutenção: zelar pelo bom funcionamento técnico de aparelhos e manutenção do espaço.
Restauração
- Gerente: planear, supervisionar, coordenar e controlar as atividades do restaurante;
- Empregado de mesa: receber e atender os clientes, organizar e limpar o espaço;
- Cozinheiro: coordenar as atividades relacionadas à preparação das refeições e preparação de refeições;
- Auxiliar de Cozinha: auxiliar no preparo de alimentos e higienização e limpeza do espaço;
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