Tem perfil para trabalhar em Retalho? Além dos desafios que este mercado enfrenta, mostramos ainda as características que um trabalhador deste setor deve ter.
Este é um setor que engloba muitos serviços e produtos. É o setor que responde às necessidades essenciais das pessoas, como a alimentação, higiene, vestuários e tantas outras.
E é também dos que mais sentiu e sente os efeitos da revolução tecnológica.
O que mudou no setor do Retalho?
A internet tem um peso cada vez maior na vida dos consumidores de produtos de retalho. A relação que têm com as marcas faz-se cada vez mais online.
A automatização é outra mudança evidente no Retalho. Esta é um fator é cada vez mais decisivo, em termos competitivos, para o setor.
Os consumidores têm cada vez mais a expectativa de encontrar estabelecimentos equipados com algum nível de automação.
A eficiência na distribuição também é um desafio. Garantir a satisfação dos consumidores, passa muito por assegurar um bom controlo de stocks e inventários.
Assim previne-se clientes descontentes porque não receberam a sua encomenda em tempo útil.
Qual o futuro do Retalho?
Com a tecnologia em constante evolução, é importante que o setor do retalho em Portugal se adapte às novas exigências de consumo.
Uma das grandes evoluções do retalho irá residir certamente na adoção cada vez maior do e-commerce.
É necessário chegar de forma simples e rápida a um número muito maior de consumidores quer nacionais como internacionais.
Além disso, a maioria das pessoas acede à internet através dos telemóveis, então, é essencial que toda a experiência de compra esteja otimizada para este tipo de equipamento.
No entanto, há muitos consumidores que continuam a preferir a compra física.
Então, a compra tradicional mantém-se como uma tendência, mas a experiência de compra precisa de ser repensada, ou seja, criar algo diferenciador.
A personalização de produtos também é apontada como uma tendência. Os consumidores procuram cada vez mais bens únicos e exclusivos que se adaptem às suas necessidades.
Assim, produtor personalizáveis em que cada cliente poderá escolher um padrão, um logo, um nome ou qualquer outra característica para ser aplicada, será uma vantagem da marca.
A análise de dados para compreender melhor o consumidor de forma a melhorar a experiência deste.
Estes podem ser recolhidos através da loja online, analisando a navegação e compras dos clientes, ou através das lojas físicas, mediante a análise dos acessos Wi-Fi.
E assim, é possível apresentar aos clientes produtos recomendados com base no seu historial, oferecer promoções personalizadas e antecipar a necessidade de determinados produtos.
Trabalhar em Retalho: o perfil certo
Se for tida em conta a complexidade de áreas, estruturas, canais de venda e culturas organizacionais do Retalho, compreende-se o trabalho no recrutamento de profissionais.
As características base da profissão, também são um desafio, como a rotatividade horária, picos de intensidade laboral, constante atualização e o foco no curto prazo.
Mas, a Michael Page identificou um conjunto de características que, com maior ou menor expressão, são uma presença evidente no perfil dos retalhistas:
Perfil analítico
O perfil bem-sucedido no Retalho posiciona a sua empresa na sua realidade económica e financeira, definindo estratégias e gerindo o seu trabalho como se fosse o seu próprio negócio.
À medida que cresce neste setor, terá acesso privilegiado a importantes áreas do negócio. Então, se bom com números é um critério base de uma boa carreira nesta área.
perfil de liderança
É expectável que a determinada altura do seu percurso lhe seja proposta uma posição de gestão de pessoas.
Para ser bem-sucedido, é imprescindível que a sua equipa confie em si e nas suas decisões, pelo que a sua segurança e credibilidade são o seu principal aliado.
Além disso, é importante dar o exemplo do que quer ver feito, representar como ninguém os valores da sua empresa e, acima de tudo, ser justo nas suas ações.
Perfil de comunicação
É impossível ser bem-sucedido em modo geral e também em particular no retalho sem possuir boas competências comunicacionais.
Comunicar bem nem sempre significa empregar um vocabulário rico ou utilizar um discurso formal, comunicar é ter capacidade de se adaptar eficazmente ao interlocutor.
Perfil de resultados
Muitos dos perfis de excelência no retalho, independentemente da posição ou grau hierárquico que ocupam, são ou foram ótimos vendedores.
Então, bons resultados nas vendas têm um impacto determinante nos restantes fatores.
Prefil de especialização
É também comum encontrar nestes profissionais um incontestável conhecimento dos produtos e serviços que comercializam.
Este fator está também correlacionado com os restantes: permite entender o posicionamento no mercado do produto/serviço, inspirar a força de vendas, explicar detalhadamente a sua mais-valia e aplicabilidade e, por fim, fechar a venda.
Se o seu objetivo passa trabalhar em Retalho, é decisivo que tenha em conta os fatores acima descritos. Ainda assim, não é obrigatório e pode desenvolver o seu perfil com o tempo.
Quer trabalhar em Retalho?
Dia 22 de Março realiza-se o Job Summit Turismo & Retalho – Feira de Emprego 100% online e gratuita.
Dezenas de recrutadores de diversas empresas estarão disponíveis para falar com os candidatos e com centenas de ofertas de emprego em aberto.
Se procura emprego nas áreas de Turismo, Hotelaria, Restauração e Retalho, fique a conhecer melhor o evento e registe-se já aqui!