É comum as pessoas detestarem o início de janeiro tanto como adoram o fim de dezembro. Sem mais feriados por desejar, dias de férias para aproveitar, jantares de empresa ou eventos para marcar no calendário.

Voltar ao trabalho após as férias é aquele sentimento que demora a passar, no entanto, quanto mais depressa conseguir voltar a focar-se a 100% no seu trabalho, melhor, uma vez que é nesta altura que o seu trabalho começar a acumular-se, por isso a sua produtividade deve estar à altura dessa ocasião.

Assim sendo, aqui encontram-se alguns conselhos para o ajudar a voltar a entrar no modo: focado no trabalho, a partir de agora.

Organize as suas Atividades

A primeira coisa a fazer é organizar-se. Não só porque alivia a sua carga semanal, mas também porque é uma tarefa simples que o deixará mais motivado para terminar os seus afazeres.

Por isso, agarre no seu lápis e num papel ou comece um novo documento no seu computador e liste todas as suas atividades para o mês. Depois ordene-as por urgência ou prazos utilizando números.

Por fim, decida como irá passar o dia de hoje. O aconselhável é começar aos poucos, ou seja, marque duas ou três atividades, talvez aquelas que o seu superior ou cliente espera ansiosamente, e deixe o resto para o decorrer da semana.

Faça uma Triagem do seu E-mail

Muito provavelmente terá imensos emails quando regressar. No entanto, antes de tentar chegar a “0 emails por abrir”, deve organizá-los por categorias. Um exemplo: «É preciso uma resposta hoje»; «É preciso uma resposta esta semana» e «Provavelmente pode ser apagado».

Depois, através da área do assunto, consegue facilmente dividir esses emails por essas categorias. Posteriormente, deve apenas focar-se nos emails que colocou na primeira categoria e deixar os restantes para o fim da semana.

Empurre para depois Reuniões Sem Importância

Uma das coisas que envolve voltar ao trabalho após as férias são as reuniões. Mas provavelmente já deve estar sobrecarregado com várias tarefas, por isso é aconselhável retirar alguns pontos da sua lista de afazeres e não passar horas em sessões de brainstorming.

Para isso, pode remarcar aquelas reuniões para mais tarde nessa semana. Se algo é realmente urgente, tente começar as conversas por email para ter uma visão geral do assunto.

Crie Tempo para Respirar

Agora é a altura em que deve acreditar no poder das pausas. Se acredita que consegue passar noves horas seguidas focado após ter passado vários dias a relaxar, desengane-se.

Por isso, certifique-se que arranja tempo para várias pausas ao longo do dia (mesmo que seja por cinco minutos para beber um café), e utilize a sua hora de almoço para almoçar bem longe da sua secretária.

Quão mais fácil o dia de hoje for, mais fácil será para si enfrentar o resto da semana. Acredite, não vai querer queimar toda a sua energia logo no primeiro dia.

 

Fonte: The Muse