Cometer erros básicos pode fazer toda a diferença no processo de recrutamento. São pequenos pormenores que podem arruinar a candidatura e deitar a perder as possibilidades de ir a uma entrevista. Antes de submeter uma candidatura, certifique-se que evita estes 5 erros.

1) Não seguir as instruções

Ao seguir as instruções da candidatura, demonstra que é uma pessoa cooperativa, que sabe ouvir e que é capaz de seguir direcções. Enviar a candidatura pelo canal errado (através de email Vs através de um link, por exemplo), não enviar documentos pedidos (carta de apresentação, certificados, ou outros) ou enviar a candidatura depois do prazo estabelecido, são erros básicos que podem destruir qualquer candidatura.

2) Não enviar os anexos

Certifique-se que anexou os documentos todos. Caso contrário, terá que enviar o típico email “Agora sim, com anexos”. Mesmo que os recrutadores não tirem ilações sobre si com base nesta distracção, corre o risco de ficar com informação divida entre o primeiro e o segundo email.

3) Não ter formatos universais

Ao enviar documentos, certifique-se que envia num formato universal, como PDF. Se enviar em Word, por exemplo, corre o risco de diferenças de versões causarem uma incompatibilidade, fazendo com que o recrutador não consiga abrir os seus documentos.

4) Ter documentos difíceis de identificar

Quando envia um CV ou carta de apresentação, certifique-se que são fáceis de associar a si. Procure usar como nome de ficheiro algo como “CVPedroSilva”. Assim, mais tarde será mais fácil para os recrutadores procurarem e identificarem os documentos da sua candidatura.

5) Ter erros gramaticais

Ao ter erros gramaticais no email de candidatura, CV ou carta de apresentação, pode passar a imagem de que não está interessado o suficiente para ter o cuidado de rever a sua candidatura ou  que não é atento ao detalhe. Veja e reveja todos os conteúdos da sua candidatura antes de a submeter.

6) Não responder a informação pedida

Quando é solicitada informação salarial, por exemplo, é porque esta pode funcionar como um filtro para seleccionar candidatos. Ao não responder, pode estar a ser automaticamente rejeitado, independentemente da qualidade do seu perfil.

7) Enviar a candidatura para a empresa ou pessoa errada

É natural que dedique um parte do seu dia ou semana a enviar várias candidaturas. No entanto, deve ter o maior cuidado e evitar enviar uma candidatura para empresa X que na verdade queria enviar para a empresa Y. Certifique-se que está a enviar a candidatura certa, para a empresa e recrutador certos e que tudo bate certo.

8) Fazer perguntas óbvias

Evite fazer perguntas cujas respostas estão disponíveis no próprio anúncio de emprego ou que são fáceis de encontrar na internet. Pode passar a imagem de que é o tipo de pessoa que prefere perguntar aos outros antes de pesquisar por si própria.

9) Ter um email pouco profissional

Aquele email que usava quando andava na universidade pode já não ser o mais adequado. Use um endereço simples e objectivo, para evitar interpretações. Se tiver um email como beerlover@mail.com, use-o apenas para fins pessoais.

10) Não ter o perfil indicado

Evite enviar candidaturas quando não cumpre os requisitos. Se a sua experiência e competências não correspondem minimamente ao pedido, o mais provável é não ser seleccionado.