procura de emprego

Na procura de emprego é necessário melhorar todos os dias para não ficar para trás. Num mercado de trabalho tão competitivo como aquele em que vivemos, só a constante melhoria permite ser bem sucedido. O que pode fazer de forma simples para se melhorar como candidato?

1. Vá à procura de emprego nos locais certos

Pesquise sites de emprego onde as ofertas sejam credíveis. Utilize keywords para procurar emprego na sua área ou pesquise por função. Não perca tempo precioso a ver milhares de anúncios de emprego por dia.

2. Pesquise mais sobre a empresa

Antes de responder a um anúncio de emprego, conheça a empresa. Saiba aquilo em que precisam de ajuda, o tipo de cultura que tem e quem são os responsáveis pelo recrutamento. Diferencie-se dos demais candidatos adaptando o seu CV e carta de apresentação à empresa a que se dirige.

3. Actualize conhecimentos

Mantenha-se a par das novidades na sua indústria: siga influenciadores nas redes sociais e consulte blogs especializados. Faça formação para ganhar competências-chave na sua área de trabalho – a mesma será uma grande vantagem na procura de emprego.

4. Considere integrar um part-time

Enquanto espera pela oportunidade de emprego ideal, integre um trabalho temporário ou part-time. O mesmo permite-lhe adquirir experiência e conhecer novas pessoas, que se vão integrar na sua rede de networking.

5. Expanda horizontes

Não limite a sua procura de emprego a cargos relacionados com a sua área de especialização. Procure alternativas dentro da mesma indústria (exemplo: um técnico de radiologia pode optar por uma carreira como delegado de informação médica). Também pode optar por expandir a sua pesquisa de emprego a outras áreas do seu interesse.

6. Compreenda que a entrevista é sobre a empresa, não sobre si

Durante a entrevista de emprego, refira como poderá ajudar a empresa a evoluir. Mantenha o foco nas necessidades da empresa, e não nas suas necessidades. Em vez de explicar porque é que precisa daquele emprego, comunique as vantagens que a empresa terá em contratá-lo.

7. Vista-se a rigor 

A primeira impressão é fulcral no mercado de trabalho.  Quando for a uma entrevista de emprego, vista-se de forma a espelhar a cultura da empresa. Para além disso, opte por um vestuário profissional sempre que estiver com um membro da sua rede de networking.

8. Mantenha-se entusiasmado

Mostre ao recrutador que está interessado na vaga: fale de forma confiante e entusiasta. Utilize os conhecimentos que adquiriu durante a pesquisa para explicar porque é que quer trabalhar naquela empresa.

9. Não se foque no salário

Embora seja um factor de peso, não é o mesmo que vai determinar se uma oferta de emprego é ideal para si. Reveja as oportunidades de progressão na carreira, benefícios empresariais e ambiente de trabalho para compreender se seria feliz na empresa.

10. Mantenha a motivação

A motivação é essencial na procura de emprego. A mesma nota-se na sua candidatura e dá-lhe mais hipóteses de conseguir uma entrevista e, por consequência, um emprego. Defina objectivos, faça exercício e aproveite para relaxar enquanto procura emprego.

Siga estes conselhos e consiga um emprego à sua medida!