Provavelmente já ouviu falar várias vezes em Personal Branding e da sua importância para obter sucesso na procura de emprego. O Personal Branding é nada mais, nada menos, do que o seu marketing pessoal, a sua própria marca.
Sabe porque é tão importante?
Porque o Personal Branding ajuda-o a destacar-se, a definir-se como um indivíduo único e a coloca-lo nos primeiros lugares das listas de candidatos a um emprego.
Qualquer pessoa tem características que a fazem incrivelmente única e qualificada para determinada função. O seu trabalho durante a procura de emprego é destacar essas características, pois os recrutadores não adivinham tudo e precisam de saber que você é a pessoa perfeita para aquela vaga.
Para o ajudar a começar a criar a sua própria marca, aqui estão cinco técnicas de marketing pessoal para implementar no seu currículo.
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Crie um título forte no seu CV
O título / emprego é a primeira impressão que um recrutador vai ter ao ler o seu currículo. Por exemplo: se é Engenheiro Civil, então o título do seu currículo poderá ter isso mesmo: Engenheiro Civil, ou Nuno Vieira – Engenheiro Civil. E muitos outros. Adapte à sua experiência e área profissional.
Esta frase curta fornece um breve resumo do que realizou no passado e porque pode ser a pessoa certa para aquele trabalho. O título ajuda a perceber o conteúdo e o tema do seu currículo. Portanto, o título deve ser consistente com todo o restante currículo.
Caso ainda não tenha experiência profissional, faça um título do género: “Ana Correia – Licenciada em Biologia”.
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Adicione os links dos seus perfis profissionais
Outra boa técnica para a construção da sua marca pessoal é indicar o link referente aos seus perfis profissionais. Tenha em mente, que na maioria das vezes, o seu currículo é enviado on-line e pode ser facilmente ligado a sites da Web. Se indicar os seus perfis do LinkedIn e Twitter, bem como um ou dois outros sites profissionais que tenha, está a dar ao empregador a oportunidade de saber mais sobre as suas contribuições e conhecimentos em determinada área profissional.
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Resuma os destaques da sua carreira
Também pode desenvolver a sua marca pessoal através da criação de uma secção de resumo de carreira.
Coloque os momentos mais importantes da sua carreira nesta secção. Esses momentos podem incluir a altura em que foi considerado o vendedor do ano, ou o momento em que os seus esforços como líder de equipa resultaram numa receita recorde para a empresa. O ideal é ter uma lista com, pelo menos, quatro destaques, mas certifique-se que eles se adaptam ao trabalho para o qual se está a candidatar.
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Transforme os seus deveres em iniciativas
Em vez de fazer uma lista das tarefas que lhe foram dadas em trabalhos anteriores, faça antes uma lista das suas iniciativas.
Por exemplo, se esteve encarregue de atender o telefone e anotar as mensagens, e a certa altura criou um novo sistema que melhorou o processo de passar as mensagens aos colegas e superiores, não basta escrever no currículo “Atendimento telefónico e encaminhamento de mensagens recebidas”. Faça frases que comecem com “desenvolvi” ou “iniciei ” e de seguida, fale sobre o que criou e como isso ajudou o processo de encaminhamento de mensagens a ficar mais fluido e eficaz em toda a empresa.
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Inclua testemunhos
Adicionar depoimentos em currículos ainda é um conceito único e pouco utilizado para muitos candidatos a um emprego, por isso, se o fizer, vai automaticamente destacar-se dos outros. Encontre duas ou três referências respeitáveis na sua área que escrevam uma ou duas linhas sobre si. Isso pode realmente ajudar a torna-lo um forte candidato.
Nada melhor do que estar em destaque por entre os candidatos que concorrem consigo a uma oferta de emprego. Portanto, aumente as suas hipóteses, desenvolvendo a sua marca pessoal no seu currículo. Volte a ler estes 5 pontos e ponha-os em prática no seu curriculo!
Leia no Careerealism sobre este assunto aqui.