Actualmente, a grande maioria dos anúncios de emprego pede para que as candidaturas sejam enviadas por email ou submetidas online. No entanto, lembre-se que mesmo que seja rápido e fácil enviar a sua candidatura, deve evitar facilitar na forma como a envia.
Um bom email/mensagem de candidatura pode fazer a diferença e levar a que o recrutador veja ou não os seus CVs e carta de apresentação: assim, deve ser breve e conciso, mas procurar mostrar que está qualificado para a função a que se candidata e que pode ser uma mais-valia para a empresa.
No Alerta Emprego as candidaturas são submetidas através da plataforma, sem precisar de recorrer ao email. No entanto, as ideias mantêm-se e deve aproveitar a caixa de mensagem para personalizar a sua candidatura, com CV e carta de apresentação em anexo – todas estas informações, bem como os seus contactos, serão recebidos pelo recrutador.
Como enviar um email de Apresentação
Em primeiro lugar, é fundamental seguir as instruções do recrutador. Se o anúncio diz para incluir a sua carta de apresentação e o CV anexo, faça-o. Os arquivos tipicamente devem estar em PDF ou Word – mas siga a forma indicada pela empresa.
Vejamos agora como deve escrever a sua apresentação:
1) Utilize um Endereço de Email Profissional
Utilize um endereço de email profissional e sóbrio. Se no seu caso o “nome.apelido@gmail.com” ou “apelido.nome@gmail.com” não estiverem disponíveis, procure uma alternativa com uma lógica similar. Evite a todo o custo endereços de email que possam promover juízos de valor por parte do recrutador.
Saiba mais sobre a influência do seu endereço de email num processo de candidatura.
2) Escolha bem o Assunto
Refira a função a que se está a candidatar no assunto do email, de modo a que o recrutador identifique facilmente a vaga de emprego a que se refere. Lembre-se que a empresa pode estar a recrutar para várias funções distintas e esta é uma forma de facilitar o trabalho do recrutador.
Escreva, por exemplo: “Consultor Imobiliário – Rui Cardoso” ou “Refª: 2015-004: Director Comercial – António Costa”
No Alerta Emprego não tem que se preocupar com esta parte. O assunto do email para o recrutador é escrito automaticamente desta forma.
3) Crie uma Assinatura
Inclua uma assinatura com os seus contactos, para que o recrutador consiga facilmente entrar em contacto consigo.
4) Envie uma mensagem de teste
Se vai enviar um email directo, envie-o primeiro para si mesmo para testar se está tudo bem. Só depois de estar tudo correcto é que deve enviar para o recrutador.
5) Verifique os erros
Verifique e corrija possíveis erros ortográficos e de gramática. Isto é tão importante num email como nas cartas de papel.
Veja agora um:
Exemplo de candidatura por email
Assunto:
Título da Função – Nome
Saudação:
- Caro Sr./Sra. (nome)
Ou
– Exmos. Senhores (se não tiver o nome da pessoa de contacto)
Ou ainda
– Exmo. (a) Sr.(a) Director(a) dos Recursos Humanos
Corpo da mensagem:
O corpo da sua carta de apresentação deve informar o recrutador sobre a função a que se está a candidatar e o motivo por que deve ser seleccionado para uma entrevista.
Deve também referir os documentos que envia em anexo e também indicar a sua disponibilidade para fases futuras do processo.
De seguida, conclua a sua carta agradecendo ao empregador.
Saudação final:
Atenciosamente,
O Seu Nome
____________________
Assinatura:
Inclua o seu nome, número de telefone, endereço de e-mail e URL do perfil LinkedIn, se tiver um.
Nome e Apelido
Cidade
Telefone/ Telemóvel
Veja um artigo sobre este tema no About Careers.


Agradeço as sugestões enviadas,
Um bom dia!