como enviar um email

Actualmente, a grande maioria dos anúncios de emprego pede para que as candidaturas sejam enviadas por email ou submetidas online. No entanto, lembre-se que mesmo que seja rápido e fácil enviar a sua candidatura, deve evitar facilitar na forma como a envia.

Um bom email/mensagem de candidatura pode fazer a diferença e levar a que o recrutador veja ou não os seus CVs e carta de apresentação: assim, deve ser breve e conciso, mas procurar mostrar que está qualificado para a função a que se candidata e que pode ser uma mais-valia para a empresa.

No Alerta Emprego as candidaturas são submetidas através da plataforma, sem precisar de recorrer ao email. No entanto, as ideias mantêm-se e deve aproveitar a caixa de mensagem para personalizar a sua candidatura, com CV e carta de apresentação em anexo – todas estas informações, bem como os seus contactos, serão recebidos pelo recrutador.

Como enviar um email de Apresentação

Em primeiro lugar, é fundamental seguir as instruções do recrutador. Se o anúncio diz para incluir a sua carta de apresentação e o CV anexo, faça-o. Os arquivos tipicamente devem estar em PDF ou Word – mas siga a forma indicada pela empresa.

Vejamos agora como deve escrever a sua apresentação:

1) Utilize um Endereço de Email Profissional

Utilize um endereço de email profissional e sóbrio. Se no seu caso o “nome.apelido@gmail.com” ou “apelido.nome@gmail.com” não estiverem disponíveis, procure uma alternativa com uma lógica similar. Evite a todo o custo endereços de email que possam promover juízos de valor por parte do recrutador.

Saiba mais sobre a influência do seu endereço de email num processo de candidatura.

2) Escolha bem o Assunto

Refira a função a que se está a candidatar no assunto do email, de modo a que o recrutador identifique facilmente a vaga de emprego a que se refere. Lembre-se que a empresa pode estar a recrutar para várias funções distintas e esta é uma forma de facilitar o trabalho do recrutador.

Escreva, por exemplo: “Consultor Imobiliário – Rui Cardoso” ou “Refª: 2015-004: Director Comercial – António Costa”

No Alerta Emprego não tem que se preocupar com esta parte. O assunto do email para o recrutador é escrito automaticamente desta forma.

3) Crie uma Assinatura

Inclua uma assinatura com os seus contactos, para que o recrutador consiga facilmente entrar em contacto consigo.

4) Envie uma mensagem de teste

Se vai enviar um email directo, envie-o primeiro para si mesmo para testar se está tudo bem. Só depois de estar tudo correcto é que deve enviar para o recrutador.

5) Verifique os erros

Verifique e corrija possíveis erros ortográficos e de gramática. Isto é tão importante num email como nas cartas de papel.

 

Veja agora um:

Exemplo de candidatura por email

 

Assunto:

Título da Função – Nome

Saudação:

  • Caro Sr./Sra. (nome)

Ou

– Exmos. Senhores (se não tiver o nome da pessoa de contacto)

Ou ainda

– Exmo. (a) Sr.(a) Director(a) dos Recursos Humanos

Corpo da mensagem:

O corpo da sua carta de apresentação deve informar o recrutador sobre a função a que se está a candidatar e o motivo por que deve ser seleccionado para uma entrevista.

Deve também referir os documentos que envia em anexo e também indicar a sua disponibilidade para fases futuras do processo.

De seguida, conclua a sua carta agradecendo ao empregador.

Saudação final:

Atenciosamente,

O Seu Nome

____________________

Assinatura:

Inclua o seu nome, número de telefone, endereço de e-mail e URL do perfil LinkedIn, se tiver um.

Nome e Apelido

Cidade

E-mail

Telefone/ Telemóvel

LinkedIn

 

Veja um artigo sobre este tema no About Careers.