linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Como escrever um Anúncio de Emprego eficaz

Como escrever um Anúncio de Emprego eficaz

escrever um bom anúncio de emprego

 

Atrair os melhores candidatos torna-se mais fácil se tiver um anúncio de emprego explícito e conciso. Anúncios com pouca informação e que não dão o devido enquadramento aos candidatos tendem a ser menos eficazes. É também preciso que o anúncio seja apelativo, “venda” a sua cultura empresarial e leve os candidatos a querer trabalhar consigo.

Segundo o Mashable, existem nove rubricas que devem constar em qualquer anúncio:

1. Título do anúncio de emprego

Evite títulos como “Colaboradores” ou “25 vagas” que não apelam à curiosidade dos candidatos. Utilize o nome da função comum na indústria e especifique qual o nível pretendido (sénior, júnior ou outro). Procure utilizar um título apelativo e, se necessário, vá alterando o título do emprego para observar qual gera maior receptividade.

2. Principais responsabilidades

Liste as principais funções e tarefas que o candidato irá desempenhar. Idealmente, deve indicar entre 5 e 10, para passar toda a informação relevante sem se tornar exaustivo. Procure ajudar o candidato a visualizar o que seria um dia comum naquela função.

3. Departamento e Supervisor

Basta uma frase para explicar qual a posição que o profissional assumirá na estrutura hierárquica da empresa. Um bom exemplo é “Reportando ao Director de Comunicação, o designer terá como principais responsabilidades…”.

4. Requisitos

Especifique: número de anos de experiência, competências técnicas,  soft skills, grau académico e outros requisitos necessários para desempenhar as funções. Indique, sempre que possível, quais são obrigatórios e quais são preferenciais.

5. Descrição da empresa

Embora idealmente os candidatos devam pesquisar sobre a empresa antes de enviarem o CV, é recomendado que apresente brevemente a sua empresa (ou a que está a representar). Inclua informação relativa à área de negócio, missão da empresa, objectivos e posição na indústria.

6. Localização

Inclua na descrição do anúncio e nos detalhes o local onde será realizado o trabalho. Se o mesmo implicar viagens, indique para onde e com que frequência.

7. Tipo de oportunidade

Especifique se se trata de uma part-time ou full-time. Caso seja um estágio, indique se é remunerado ou não e clarifique se for com base nalgum programa de incentivos (como os estágios IEFP).

8. Salário e benefícios

Sempre que possível, indique qual o valor (ou intervalo) da remuneração atribuída ao colaborador. Mencione eventuais comissões e benefícios como seguro de saúde, telemóvel e carro da empresa.

9. Documentos necessários para candidatura

Pretende receber carta de apresentação, CVs numa língua estrangeira, referências ou fotografia? Peça-o explicitamente no corpo do anúncio.

 

Dicas para escrever um anúncio de emprego bem sucedido:

  • Utilize o nome mais conhecido – Opte pelo nome da empresa que os candidatos mais facilmente reconhecem. Por exemplo, a Macintosh é mais conhecida por Mac ou Apple.
  • Organize a informação através de bullets – O texto lê-se mais facilmente quando está dividido.
  • Seja específico – Os candidatos não conseguem ter uma percepção correcta do que é esperado de si se o anúncio de emprego for vago.
  • Utilize linguagem corrente – Evite jargão e abreviaturas. Escreva como se estivesse a falar para facilitar a leitura.
  • Transmita a personalidade da empresa – Escolha um tom que demonstra a cultura empresarial. Por exemplo, se estiver a escrever um anúncio de emprego para  uma start-up, pode tratar o candidato por tu.
  • Inclua o logótipo da empresa – O mesmo dá mais segurança aos candidatos e permite-lhes reconhecer a empresa.
  • Inclua imagem – Se possível, inclua elementos visuais para tornar a oferta mais apelativa.
  • Utilize keywords -Lembre-se que os candidatos podem pesquisar por palavra-chave, por isso é importante utilizar as mais relevantes no título e corpo do anúncio.
  • Defina as funções e regiões do anúncio  – Escolha somente as que se aplicam. Ao seleccionar todas as opções acaba por não aparecer em nenhum dos resultados de pesquisa.
  • Especifique os timings do processo– Indique os prazos médios de resposta à candidatura e quando iniciará o período de entrevistas.
  • Coloque questões de filtro – Para não receber tantas candidaturas desajustadas, transforme os requisitos em perguntas (eliminatórias ou não).

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

One comment

  1. Preciso de trabalho de malhas cortadas a peça , para fazer em casa. Póvoa de varzim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*