carta de apresentação empresa não está a recrutar

A carta de motivação, também conhecida como carta de apresentação, pode ser enviada para uma empresa onde gostaria de trabalhar, mesmo que esta não tenha anunciado vagas de emprego.

Este tipo de carta ou texto pode ser enviado via email, sistema de mensagens do LinkedIn, ou ainda em papel, por correio.

Se tem dúvidas, saiba como enviar uma candidatura por email.

Escrever uma carta de motivação

Se possível, identifique a pessoa responsável pelo departamento onde gostaria de trabalhar e envie-lhe uma cópia da sua apresentação ao mesmo tempo que envia outra para o departamento de Recursos Humanos da empresa.

Quem conhece na empresa?

Antes de escrever a sua carta, reveja a sua rede de contactos para perceber se tem ligação com alguém que trabalhe na sua empresa-alvo. O LinkedIn é uma excelente ferramenta para o fazer.

Por exemplo, se é licenciado, procure ex-alunos da sua faculdade que possam estar a trabalhar na empresa que lhe interessa. É um bom ponto de partida.

Peça um contacto e referências

Se conseguir identificar alguém da empresa na sua rede de contactos, pergunte-lhe qual a melhor forma para conseguir chegar à fala com a pessoa responsável pelo recrutamento. Se não houver departamento de recursos humanos pergunte-lhe com quem deverá entrar em contacto para mostrar o seu interesse em trabalhar naquela empresa. E se tiver confiança para isso, pergunte-lhe mesmo se pode interceder por si e indicar o seu nome para uma futura contratação na empresa.

Diga também que está a escrever uma carta de motivação e pergunte-lhe se há a possibilidade de mencionar o seu nome nessa mesma carta.

O que incluir na sua carta de apresentação

A carta de apresentação deve começar com por explicar o seu interesse na empresa. Pode, por exemplo, dizer que o desenvolvimento da empresa despertou o seu interesse.

Veja aqui 4 ideias que devem constar na carta de apresentação.

É muito importante que refira o tipo de função e departamento em que está interessado ou a sua comunicação com a empresa irá ficar por ali.

  • Saudação

A sua carta deve começar com uma saudação profissional. Se sabe o nome da pessoa de contacto, dirija-se a ela pessoalmente.

  • Primeiro parágrafo

O seu primeiro parágrafo (depois de indicar o seu interesse na empresa) deve indicar dois a quatro principais motivos que lhe permitirão dar um contributo sólido para a função e para a empresa.

  • Parágrafos do meio

Os parágrafos seguintes devem referenciar exemplos concretos de como já utilizou esses pontos fortes para alcançar o sucesso em empregos anteriores, em trabalhos voluntários ou projectos académicos.

  • Parágrafo final

No último parágrafo deve expressar um forte interesse em reunir-se com o empregador para explorar melhor as suas capacidades mesmo se não existam vagas de emprego de momento na empresa.

  • Assinatura

Não se esqueça de incluir os seus contactos na sua assinatura (endereço de email, telefone, e URL do perfil do LinkedIn, se pretender). Assim, será mais fácil o empregador entrar em contacto consigo.

 

Fonte: AbouCareers