3 passos essenciais para ser promovido

Quer saber como ser promovido para um cargo superior?

Então leia aqui o que não pode deixar de fazer, segundo a Monster, e comece a subir na hierarquia da empresa!

1. Mereça ser promovido!

Se vê um futuro na empresa onde trabalha, está na altura de pôr “mãos à obra”. Muitos dos passos que o ajudaram a conseguir emprego serão valiosos nesta fase. Desde o que aprendeu sobre a empresa, a indústria e a cultura empresarial, até à forma como se veste são mais valias no que toca à mobilidade hierárquica.

Os mesmos vão ajudá-lo a compreender as necessidades da empresa e a mostrar que que se integra plenamente.

Só deve pedir uma promoção no caso de a merecer (por exemplo: após um grande sucesso a nível profissional ou quando lhe está a ser dada mais responsabilidade).

Compile uma lista dos seus projectos nos quais teve melhor desempenho. Utilize-a para demonstrar como ajudaria a empresa no cargo desejado, em vez de dizer simplesmente “eu mereço porque já fiz tudo isto“.

Opte por quantificar o seu desempenho. “As vendas aumentaram em 33%” tem mais peso do que “as vendas aumentaram”.

2. Procure quem o ajudará a ser promovido:

A chefia não deve ser o seu único alvo de comunicação. Procure perceber quem são os influenciadores dentro da empresa e construa uma relação com um deles.

Demonstre-lhe o seu valor e o motivo pelo qual a sua promoção seria uma mais valia para a empresa. Ajude-o em projectos, aproveite pausas/horas de almoço para o conhecer pessoalmente e certifique-se que está a contribuir para o sucesso do seu contacto.

O mesmo poderá desempenhar um papel fulcral ao atestar as suas competências junto da chefia.

3. Seja visto:

Não se baseie somente no sucesso dos seus projectos. Os decisores devem reconhecer a sua cara e nome, por isso é impreterível que participe em workshops, formações e iniciativas de grupo. Se a equipa fizer um exercício de team building, seja o primeiro a voluntariar-se. Se houver uma reunião, faça questões pertinentes e dê ideias de melhoria.

Demonstre, também, as suas soft skills. Ser muito trabalhador não é suficiente para ser promovido!

 

Esforço, networking e exposição são factores determinantes para ser promovido. Comece já a planear a sua subida na hierarquia empresarial!