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Faz hoje 2 anos desde que lançamos o Alerta Emprego, a 15 de Julho de 2013.  Nesse dia começamos do zero e, desde então, foram 2 anos sempre a crescer e sempre com vontade de fazer melhor. Hoje, orgulhamo-nos de ter:

  • mais de 350 mil visitantes mensais
  • 125 mil candidatos activos
  • 500.000 seguidores no Facebook
  • centenas de clientes
  • uma equipa de 7 pessoas, dedicadas e motivadas
  • muitas ideias para continuar a crescer e melhorar

Para assinalar esta data, exploramos aqui a importância que o título de um anúncio de emprego tem nos resultados obtidos e damos também algumas lições que tirámos nestes 2 anos e que pode utilizar para obter melhores resultados.

O fundamental é ter consciência da importância do título e fazer testes no sentido de perceber que títulos funcionam melhor no seu caso.

A importância do título no anúncio de emprego

Se as informações contidas na descrição de um anúncio podem atrair ou afastar candidatos e fazer com que enviem ou não a sua candidatura, o título é determinante numa fase inicial, no sentido de cativar a atenção e interesse de potenciais candidatos.

O mesmo é dizer que se um anúncio de emprego eficaz contribui para uma melhor taxa de conversão de um anúncio (número de candidaturas / número de visualizações), um bom título tem um impacto directo no número de pessoas que o vê, visto influenciar:

  • o número de vezes em que o anúncio aparece nos resultados de pesquisa (devido às keywords escolhidas)
  • a taxa de conversão do anúncio (das pessoas que viram o título do anúncio, quantas clicaram ver os detalhes e saber mais)

Assim, sendo o título um factor relevante para o número de visualizações, acaba em última análise por influenciar directamente o numero de candidaturas que recebe.

Alguns “truques” para que o título atraia mais candidatos

Não existe uma regra, mas há um conjunto de “truques” que fazem com que os candidatos cliquem mais em alguns títulos do que em outros. No entanto, estes não devem ser utilizados todos em simultâneo, até porque os melhores títulos têm em média entre 3 e 6 palavras.

O mais importante é que se identifique com a mensagem e que faça de facto sentido no seu caso concreto.

Criar sentido de urgência

Criar sentido de urgência tende a transmitir autenticidade às vagas e a dar credibilidade ao processo. Dá confiança aos candidatos de que o seu CV será analisado e poderão ter uma resposta. Alguns exemplos que por vezes funcionam:

  • “Cargo/Função – entrada imediata”
  • “Cargo/Função – urgente”
  • “Cargo/Função –abre brevemente

Destacar o número de vagas

Da mesma forma o que o sentido de urgência torna o processo de recrutamento mais “real” aos olhos dos candidatos, também o número de vagas tende a criar uma percepção mais clara de que existem verdadeiras oportunidades de emprego. Alguns exemplos:

  • “Cargo/Função – x vagas” ou “Cargo/Função – várias vagas”
  • “Cargo/Função – abertura”, “Cargo/Função – nova loja” ouCargo/Função –  novo escritório”
  • Cargo/Função – nova equipa” ouCargo/Função – expansão de equipa”

Apostar no nome da empresa/marca

Apesar do nome e logotipo da empresa aparecerem nas páginas de resultados, a verdade é que o título é tipicamente o elemento que tem maior destaque. Assim, pode alavancar o título no nome da empresa ou marca para atrair mais candidatos:

  • Empresa X recruta Cargo/Função”
  • “Cargo/Função para empresa x”

Incluir informação adicional

Ao pesquisar emprego, um candidato vê dezenas ou por vezes centenas de páginas de emprego. Por vezes, uma oferta destaca-se apenas pelo facto do título não se cingir à função e ter alguma informação adicional.  Alguns exemplos:

  • “Cargo/Função – full time” ou “Cargo/Função – part time”
  • “Cargo/Função – localização
  • Cargo/Função – sector”

Destacar regalias

Outra forma de atrair mais candidatos até ao seu anúncio é destacar eventuais regalias logo no título do anúncio. Alguns exemplos:

  • “Cargo/Função – boa remuneração”
  • “Cargo/Função – folgas ao fim-de-semana”
  • Cargo/Função – formação contínua”
  • Cargo/Função – margem de progressão”

Chamar a atenção

Algumas empresas optam por chamar visualmente à atenção dos candidatos através do título, utilizando letras maiúsculas. Esta estratégia passa simplesmente por ter um título que, por ser visualmente diferente, salta mais à vista. Alguns exemplos:

  • CARGO / FUNÇÃO
  • ESTAMOS A RECRUTAR: cargo/função”

Despertar curiosidade

Este modelo é o mais arriscado, visto que aposta na omissão de informação para levar mais pessoas a ver o anúncio. A verdade é que pode funcionar e aumentar as visualizações, mas tem normalmente um impacto negativo na taxa de conversão (número de candidaturas / número de visualizações). Alguns exemplos:

  • “Entrada imediata – localização”
  • “Junte-se aos melhores! Estamos a recrutar”
  • “Comece a trabalhar esta semana”

 

Lembre-se que nem sempre estes truques funcionam e que, acima de tudo, é fundamental que façam sentido no contexto dos seus processos de recrutamento e, também, que se identifique com o estilo que dão ao anúncio.