feliz no trabalho

Um colaborador feliz no trabalho é um colaborador produtivo.

Estar bem disposto e andar com um sorriso nos lábios muda a forma como encara o dia-a-dia e as tarefas mais difíceis.

18 formas de ser mais feliz no trabalho:

1. Inspire-se na viagem para o trabalho

Comece o dia com a sua música preferida, uma conversa simpática ou um livro emocionante. O seu estado de espírito ficará logo positivo, o que se vai traduzir em produtividade e eficácia.

2. Chegue cedo ao trabalho

Para evitar stress desnecessário, sai de casa com tempo extra para evitar chegar atrasado. Caso chegue cedo demais, descontraia durante 5 minutos e planeie as tarefas do dia.

3. Não comece o dia a ler emails

Sim, esta regra vai contra os costumes. No entanto, abrir o e-mail logo pela manhã significa que todo o seu foco será direccionado para os projectos constantes no correio electrónico. Complete tarefas pendentes e organize o seu dia, não através do e-mail, mas de uma agenda.

4. Use o tempo de forma sensata

Evite distracções e perder muito tempo com projectos irrelevantes. Estabeleça objectivos e pense no que é prioritário… é aí que deve despender o maior número de horas.

5. Trace objectivos diários

Planeie o seu dia quando chegar ao emprego. Faça uma lista de trabalho a fazer por ordem de prioridade. Quando completar cada tarefa, risque-a/apague-a da To Do list. Sentir-se-à mais feliz no trabalho se reconhecer cada pequena vitória.

6. Faça pequenas pausas do trabalho

Permita-se relaxar, pelo menos, 15 minutos a cada 3 horas. Aproveite este tempo para esticar as pernas e ver a “luz do dia”. Foque-se nas tarefas seguintes e entre novamente ao trabalho com o ânimo renovado.

7. Tire o máximo partido das reuniões

Estabeleça um objectivo para a reunião. Discuta vários tópicos numa só sessão, de forma a optimizar a sua gestão de tempo, e evite o confronto/discussão.

8. Faça as tarefas com calma

“Depressa e bem, não há quem”. Apressar os projectos e submetê-los sob stress leva a erros desnecessários. Se planear bem o seu tempo, terá a possibilidade de completar as tarefas com calma e com a “cabeça no sítio”.

9. Comece pelos “trabalhos chatos”

Comece o dia a “despachar” as tarefas que não tem vontade de fazer. Assim que os concluir, sentir-se-à mais livre e feliz no trabalho.

10. Comemore vitórias

Dê os parabéns a si mesmo e aos seus colegas. É tão simples como isto: projectos acabados, clientes conquistados e objectivos cumpridos são motivo de comemoração. Reforço positivo ajuda-o a sentir-se mais realizado no emprego.

11. Colabore com os seus colegas

Não tenha medo de pedir ajuda ou dar apoio quando é pedido. Uma equipa de trabalho unida produz resultados melhores do que vários indivíduos bons sozinhos.

12. Fomente relações com os colegas

Aproveite pausas, horas de almoço e eventos da empresa para conhecer os seus colegas e travar amizades. Um local de trabalho onde as pessoas têm laços fortes permite-lhe ser feliz no trabalho.

13. Mantenha-se positivo

Não deixe pequenos erros/falhas roubar-lhe a motivação. Aprenda com esses erros e transforme frustração em determinação.  Sorria sempre que possível, e contagie os seus colegas.

14. Não se prenda com “mexericos”

Falar mal nas costas dos colegas é uma má ideia. Gostaria de trabalhar num ambiente empresarial negativo?

15. Adapte-se à empresa

Aprenda tudo o que puder sobre a cultura empresarial. Se acreditar na missão e valores da empresa será muito mais feliz no trabalho.

16. Aceite críticas construtivas

Não se sinta aborrecido quando um colega ou chefia criticar o seu trabalho. Encare-o como uma oportunidade de melhoria e, no próximo projecto, mostre que aprendeu com o que lhe foi dito. Leve as críticas pela positiva, não pela negativa.

17. Aproveite os fins de semana e férias

Evite “levar trabalho para casa”. Descanse, divirta-se, viaje, brinque com os seus filhos, saia com os amigos… O importante é “recarregar baterias”. Na hora de voltar ao trabalho, estará mais bem-disposto.

18. Mantenha-se saudável

Fazer desporto e comer de forma saudável influenciam a forma como se sente. Sabia que praticar desporto liberta endofinas (hormonas responsáveis pelo prazer/bem-estar e relaxamento)?

 

Atitude positiva e determinação de objectivos são as características de um colaborador produtivo. Experimente estas dicas e mantenha-se feliz no trabalho.

 

Fonte: The Undercover Recruiter