Na hora de procurar candidatos, algumas empresas optam por fazer anúncios de emprego originais. A criatividade faz com que se destaquem e também demonstra um pouco a cultura empresarial.
Anúncios de emprego criativos
“Temos sede de sangue criativo!” diz esta agência de comunicação. Ao mesmo tempo que anuncia que está a recrutar, também demonstra que o ambiente de trabalho é divertido e descontraído.
A agência de publicidade JWT resolveu apostar no talento jovem e transmitir a ideia de que os vai fazer passar de embriões (criativos júnior) até ao seu nascimento/crescimento (criativos sénior).
Esta empresa, não identificada, optou por fazer um desafio aos candidatos – só depois de resolverem a equação teriam acesso ao número de telefone da empresa.
Neste anúncio de emprego,a BBDO (agência de publicidade multinacional), utiliza o estereótipo de membro de um gang para dizer aos candidatos que, uma vez dentro da BBDO, existe um sentimento de pertença e grupo muito vincados.
Não é só lá fora que as empresas fazem anúncios de emprego criativos. A Heading, empresa de recrutamento, optou por um tom de comunicação mais jovial. A utilização do nome “minion da comunicação” demonstra que estão por dentro dos interesses dos jovens (os Minions são personagens do filme Gru, o Mal Disposto, que é muito popular).
Todos conhecem o Jogo da Operação. Este hospital inglês optou por um anúncio divertido, no qual as partes do corpo são substituídas por competências valorizadas num profissional dos Recursos Humanos.
A cadeia de pizzarias Domino’s Pizza recrutou distribuidores com este anúncio simples. A mensagem é clara – o utensílio de cortar pizza representa a parte frontal de uma mota.
Este anúncio não precisa de dizer quase nada. A cor e o símbolo, que faz lembrar Apple, são o suficiente. Os designers, profissionais que a Tonic Dubai pretende recrutar, identificam-se logo com o anúncio.
Também esta loja de tatuagens decidiu dar um desafio aos seus candidatos. Para se poderem candidatar, tinham que preencher cuidadosamente o QR code, demonstrando as suas competências de desenho.
“Tem cuidado com a tua cabeça, nós estamos interessados nela.” Este banco preferiu anunciar as suas vagas para jovens profissionais na rua.
Simples e eficaz: “Pesquisar: web developer”. Esta empresa apela a quem utiliza o computador no seu trabalho através de um ambiente semelhante ao do Windows.
Anúncios de portais de emprego ou recrutadoras criativos
O portal de emprego sul africano Career Junction diz aos candidato para utilizarem melhor as suas competências.
Numa série de anúncios da Aquent Recruiting, os profissionais são vistos como criaturas dignas de circo, fruto dos pesadelos e constantemente tristes. Usam um pouco a “psicologia invertida” para angariar candidatos.
O portal de recrutamento alemão Jobs in Town diz que “A vida é demasiado curta para estar no emprego errado.”
Já o Monster, portal de emprego norte-americano, pergunta aos candidatos se estão presos no trabalho errado.
A agência de recrutamento de Criativos “Studio People”, não podia deixar de fazer uma campanha com muita originalidade. Aqui retratam uma das suas candidatas como uma extraterrestre, incitando as empresas a utilizar os seus serviços.