5 caracteristicas mais procuradas pelas empresas

Preparar-se para uma entrevista de emprego pode ser uma experiência demorada e stressante.

Mas, antes de gastar demasiado tempo a preparar respostas para tudo e mais alguma coisa, o melhor é perguntar-se a si mesmo: “Se fosse eu o recrutador, quais seriam as qualidades que ele esperava que eu tivesse para esta função?”.

Na verdade, e segundo este artigo no U.S. News, para além de aptidões específicas relacionadas com a profissão, as características mais procuradas pelas empresas em qualquer local do mundo são:

  1. Criatividade

Tem algo para contar sobre como conseguiu conceber e implementar uma mudança positiva no local de trabalho anterior? Se conseguiu diminuir o tempo de uma tarefa ou melhorar um produto com uma das suas ideias, explique isso na entrevista.

“Pensar fora da caixa” é importante. Mas, não basta dizer ao recrutador que o faz. Na entrevista, demonstre a sua criatividade com exemplos.

Conheça ainda 3 Frases que os Recrutadores querem ouvir numa entrevista de emprego.

  1. Um especialista na área

Mantenha-se actualizado sobre os assuntos relativos à sua área. Leia revistas profissionais, ou – melhor ainda – escreva e publique um artigo da sua autoria acerca de um tema da sua área profissional. Faça também um esforço para ir a apresentações, conferências ou workshops.

Depois, é mais fácil demonstrar os seus conhecimentos através da criação de um blog, vídeos no YouTube ou exemplos de artigos que escreveu. Crie os seus conteúdos e coloque-os on-line.

Esta é uma forma de ganhar credibilidade perante o recrutador.

  1. Orgulho no trabalho

Fale sobre as tarefas que realizou no passado com um sorriso nos lábios e entusiasmo na sua voz e mostre que não é o tipo de trabalhador que apenas regista as horas e espera por um salário ao fim do mês.

  1. Adaptação às mudanças

Os tempos mudaram e muitas pessoas tiveram que se adaptar à transformação dos discos de vinil e cassetes em CDs e DVDs. No local de trabalho, também surgiram mudanças. O mundo avança e muitas coisas mudam.

Não interessa qual é a geração a que pertence, o que o recrutador pretende é que esteja actualizado e saiba adaptar-se às novas tecnologias e novos métodos de trabalho.

  1. Querer ir mais além

Por muito que ache isso estranho, dizer na entrevista “Eu fazia tudo o que o meu chefe me pedia”, pode não impressionar o recrutador.

Contar como fez para conseguir ter um projecto feito a tempo e dentro do orçamento dá-lhe muito mais credibilidade. A pessoa que explica que ficou mais umas horas no trabalho para concluir esse projecto importante, mostra o seu espírito dedicado ao recrutador. As empresas esperam que os seus colaboradores estejam presentes em situações urgentes e cruciais.

 

Se contar algumas histórias sobre aquilo que fez no passado e que demonstrem as suas qualidades pessoais, vai ficar surpreendido com a receptividade do entrevistador!

Ao transmitir a sua paixão, experiência, capacidade de adaptação e o que pode vir a fazer pela empresa, vai conseguir ficar muito mais próximo de ouvir a frase: “Está contratado!”

Conheça também outras Soft Skills mais valorizadas pelas empresas.