nervos entrevista de emprego 2

Ir a uma entrevista de emprego é motivo mais do que suficiente para ficar nervoso. O seu futuro profissional está, aparentemente, dependente daquele entrevistador.

Para que a ansiedade não deite a perder a entrevista de emprego, siga estas dicas:

1. Fique a saber tudo sobre a empresa

O melhor truque para se sentir à vontade no dia da entrevista é preparar-se para as perguntas que lhe podem fazer. Analise o website da empresa, páginas das redes sociais e últimas notícias, para ter a resposta “na ponta da língua”. Releia, também, o anúncio de emprego para ver o que será esperado de si.

2. Chegue adiantado ao local da entrevista de emprego

Nada aumenta mais os nervos do que a possibilidade de chegar atrasado. Planeie chegar sempre 15/20 minutos antes à empresa. Mais vale ficar à espera do que chegar tarde.

3. Ouça uma música animadora

Ponha o rádio alto ou pegue no MP3 e ouça uma música que o motive. A sensação de felicidade vai ajudá-lo a esquecer os nervos e a sentir-se pronto para enfrentar a entrevista de emprego.

4. Pergunte-se porque está tão nervoso

Possivelmente está a pensar que toda a sua vida depende daquela entrevista. Mas isso não é verdade… se esta não correr bem, outras virão. Para além disso, o entrevistador não vai fazer perguntas para as quais não tem resposta (se tiver treinado e conhecer o seu CV de trás para a frente).

5. Lembre-se de que a entrevista de emprego não é unilateral

Esta é a ideia mais importante: não vai à empresa para lhe fazerem um interrogatório, mas sim para ter uma conversa. Aproveite as perguntas do entrevistador para fazer as suas próprias questões e estabeleça um tom conversacional, em vez de pergunta-resposta.

6. Adopte uma postura vencedora e sorria

A sua postura corporal pode ajudá-lo a vencer os nervos. Antes da entrevista, fique por um minuto em pé, com as mãos na cintura e o peito aberto – sentir-se-à mais confiante. Sorrir liberta dopamina, serotonina e endorfinas, hormonas que ajudam a combater o stress e a melhorar a sua disposição.

7. Evite beber café

O café pode aumentar-lhe a tensão e piorar os nervos. Se não tiver 100% de certezas do efeito de uma “bica” no seu corpo, evite bebê-la.

8. Não tenha medo de demorar um pouco mais a dar a resposta

É preferível demorar um pouco mais a pensar na resposta que vai dar do que responder sem conjugar bem as ideias e dar informação irrelevante.  Se apressar o discurso, sentir-se-à mais ansioso e aumentará os níveis de stress.

9. Respire lentamente

Inspire, expire… inspire, expire. Controlar a respiração ajudará a baixar o ritmo cardíaco e a superar os efeitos negativos do nervosismo.

10. Lembre-se de que a empresa o considera um bom candidato

Se o seu CV foi escolhido entre centenas de outros, é porque a empresa o vê como um potencial colaborador. Permita-se sentir confiança e a entrevista de emprego correrá muito melhor.