Na dúvida sobre o que vestir para a entrevista de emprego? Deixe-nos ajudar.

Neste artigo mostramos-lhe aquilo que deve, e não deve, vestir para o primeiro contacto face-a-face com o recrutador.

Lembre-se que deve adequar a sua indumentária à cultura empresarial e ao tipo de função a que se candidatou.

Todas as dicas deste artigo se aplicam a ambos os géneros (feminino e masculino).

 

O que vestir na entrevista de emprego: In & Out

 

vestir na entrevista de emprego

 

Out: Evite utilizar roupa que não tenha o tamanho correcto. Fatos demasiado largos, ou demasiado justos, dão uma aparência de desleixe – essa não é a mensagem que quer passar junto do recrutador.

In: Opte por vestuário ajustado ao seu corpo. Se possível, leve o seu melhor fato ao costureiro para que o mesmo seja adaptado às suas medidas.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Roupa demasiado reveladora não passa a mensagem correcta: quer ser lembrada como a senhora do decote ou a senhora com 7 anos de experiência na função?

No caso dos homens, é “proibido” o uso de calções e camisolas de alças.

In: Em alternativa ao decote ou mini-saia, opte por uma peça de roupa elegante, tal como uma saia travada ou um blazer.

 

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Padrões muito fortes podem distrair o entrevistador. Pergunte-se sempre: “O que posso vestir para estar elegante sem chamar à atenção?”

In: Tanto para homens como mulheres, o ideal é optar por tons suaves, como o azul claro, beije ou rosa pálido e tecidos sem padrão. No que respeita aos fato completos, o melhor é optar por cinzento ou azul escuro.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Mesmo que a entrevista de emprego ocorra numa empresa com ambiente informal, a ganga é uma má decisão.

In: Calças com um corte moderno e tom escuro ou khaki são uma boa alternativa para ter um look informal, mas cuidado.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Camisolas com dizeres retiram a atenção daquilo que é realmente importante: a forma como responde às questões na entrevista de emprego.

In: Pólos são o cruzamento perfeito entre t-shirt e camisa, por isso podem ser uma boa opção para uma entrevista de trabalho num local onde a indumentária seja descontraída.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Mochilas e malas de senhora muito grandes são de evitar.

In: Uma pasta preta lisa, de boa qualidade, é o suficiente para impressionar o recrutador. Pode, e deve, pôr lá dentro cópias do seu CV, canetas e outros itens importantes.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Ténis e chinelos também são proibidos. Quer ser visto como um bom trabalhador, não como um adolescente.

In: Opte por uns sapatos modernos e elegantes. Os mesmos também podem ser utilizados para mostrar a sua personalidade.

 

vestir na entrevista de emprego

Out: Saltos muito altos podem ser um “perigo” em dia de entrevista de emprego. Têm uma ligeira conotação “sensual”, que não é a imagem que deve passar. Para além disso, é provável que lhe seja feita uma visita às instalações, pelo que deve ter calçado confortável.

In: Sabrinas e mocassins são uma boa alternativa. Se não se sentir confiante em sapatos rasos, opte por uns de meio-salto.

vestir na entrevista de emprego

Out: Tendo em conta que vai estar mais de meia hora frente-a-frente com o entrevistador, deve evitar todos os elementos que distraiam, como o verniz de cor berrante ou com um design arrojado.

Unhas roídas e verniz a “saltar” também são proibidas.

In: Manicure francesa revela cuidado com a aparência sem chamar demasiado à atenção. Os homens também devem cuidar o aspecto das suas mãos.

vestir na entrevista de emprego

Out: Pulseiras que fazem barulho podem fazer com que o recrutador fique ligeiramente “irritado”  – o que é o suficiente para não conseguir o emprego.

In: Escolha um acessório forte e que demonstre a sua personalidade. Pode ser um colar, uma pulseira, um cinto ou um anel. Tenha sempre atenção ao barulho e tente não utilizar peças que ofusquem o seu discurso.

 

Em suma, deve optar por roupa sóbria, complementando-a com um acessório que demonstre a sua personalidade, adaptando a sua indumentária à empresa onde quer trabalhar.