como responder à pergunta porque quer trabalhar nesta empresa

 

“Porque quer trabalhar nesta empresa?” é uma questão muito comum colocada pelos recrutadores.

Para responder adequadamente tem de conhecer a empresa a que se está a candidatar.

Saiba como pode responder a esta pergunta numa entrevista de emprego, sem se apoiar no seu currículo e sem soar a falso.

Lily Zhang descreve as 4 melhor formas de o fazer aqui.

  1. Dê uma resposta única e exclusiva

A chave para responder bem à questão que falámos acima, é ser-se específico.

Se a resposta que vai dar é a mesma que pode dar a outra empresa, então não está a ser suficientemente bom nos detalhes. Por outras palavras, a sua resposta deve ser única para cada empresa. Evite expressões comuns como “trabalhar com pessoas talentosas” ou “o impacto global da empresa.”

A propósito, conheça 13 expressões proibidas numa entrevista de emprego.

Se quiser falar na cultura da empresa, aborde aspectos particulares que lhe agradem. Por exemplo, se sabe que ali existe a tradição das equipas se concentrarem em objectivos semanais em vez de anuais, mostre como para si isso pode ser atraente e fale sobre o assunto.

Lembre-se: esta é a oportunidade perfeita para mostrar que fez alguma pesquisa.

 

  1. Demonstre que está atento

Mostrar que conhece bem a empresa impressiona o recrutador, mas por vezes pode não ser possível saber muito mais por falta de informação pública disponível.

Mas tente mesmo descobrir mais informações e conte como ouviu falar da empresa. Não é preciso entrar em grandes detalhes. O objectivo é mostrar que estava atento e interessado na empresa.

Uma boa forma de o fazer é comentando a evolução da empresa a que se está a candidatar. Fale com interesse sobre o seu crescimento, as suas mudanças e adaptações. Ser capaz de comentar com perspicácia a história de uma marca é uma boa maneira de mostrar que o seu interesse não apareceu do dia para a noite.

 

  1. Vá ao fundo da questão

Para além de comentar a história da empresa, vá um pouco mais além.

Uma excelente maneira de abordar a questão na entrevista de emprego, é ser capaz de falar sobre as áreas da empresa onde pensa que existem oportunidades de crescimento e mostrar o seu entusiasmo em poder contribuir.

Esta abordagem mostra que investiu o seu tempo a pensar no assunto e que até tem algumas ideias para manter o sucesso da empresa. É uma ótima maneira de ilustrar o seu conhecimento e compromisso para além do que encontrou on-line, porque pensou realmente sobre o futuro da empresa de uma forma crítica, onde também quer ter um papel activo.

 

  1. Dê o seu toque pessoal

Pode ser difícil falar sobre o que faz uma empresa quando se está de fora e não há muita informação disponível.

Se isso lhe acontecer, fale com pessoas. Um amigo que trabalha na empresa pode ajudá-lo a saber mais. Conte ao recrutador o que o seu amigo lhe disse e aquilo que o impressionou pela positiva.

Se, no entanto, também não tiver um contacto interno, tente interagir com os colaboradores da empresa quando for à entrevista. Depois, conte ao recrutador como se sentiu quando ali entrou, a forma como foi bem acolhido ou a boa impressão que teve com o entusiasmo da equipa.

 

Na verdade, não há uma resposta 100% certa para responder à questão “porque quer trabalhar nesta empresa?”, mas ser criativo e não cair em lugares-comuns, é “meio-caminho-andando” para demonstrar o seu interesse na empresa e conseguir ser bem sucedido na sua entrevista de emprego.

Saiba ainda quais são as perguntas mais difíceis numa entrevista de emprego.