Foi chamado para ir a uma entrevista de emprego. Parabéns! Significa que o seu CV foi escolhido entre muitos, e os recrutadores têm interesse em conhecê-lo melhor.
Agora precisa de se preparar! Conheça aqui os segredos para ser bem sucedido numa entrevista de emprego e conseguir o trabalho! Saiba o que deve e não deve fazer numa entrevista de emprego de acordo com a National Career Service.
O que deve fazer numa entrevista de emprego:
- Vista-se bem e esteja alegre e atento. Fale de forma clara e confiante – nos primeiros minutos 93% da opinião do entrevistador sobre si baseiam-se sobre o seu aspecto, acções e forma de falar;
- Informe-se sobre o local de entrevista e verifique quanto tempo demorará a lá chegar;
- Prepare a roupa de entrevista na noite anterior;
- Prepare-se de acordo com o tipo de entrevista para o qual tenha sido chamado (entrevista de grupo, entrevista one-to-one, entrevista de painel…);
- Examine o anúncio de emprego e o seu curriculum vitae e reflicta sobre o tipo de perguntas que lhe poderão fazer;
- Prepare respostas para as perguntas mais frequentes: Porque é que está interessado em trabalhar nesta empresa?
Quais os seus pontos fortes e fraquezas? Onde se vê em 5 anos?…
- Refira três ou quatro pontos em cada resposta;
- Utilize exemplos de casos onde tenha sido necessário utilizar as suas competências – dizer que as tem não é suficiente;
- Certifique-se que compreende cada pergunta e reflicta sobre a resposta a dar – mais vale demorar um pouco mais do que não responder concretamente;
- Seja positivo sobre as suas capacidades e experiência e “venda-se!”;
- Prepare perguntas para fazer no final da entrevista. Aproveite para conhecer mais sobre a empresa e o cargo a que se candidata.
- Se discutirem salários, esteja preparado – peça um pouco mais do que a média recebida por trabalhadores para a função a que se candidata e esteja disponível para negociar;
- Peça feedback sobre a entrevista, quer tenha ou não ficado com o emprego – assim poderá superar-se na próxima entrevista;
- Desligue ou tire o som do telemóvel: deve tratar os entrevistadores com respeito e alocar-lhes toda a sua atenção;
- Foque-se no que pode oferecer à empresa, não no que a empresa pode oferecer a si.
O que não deve fazer numa entrevista de emprego:
- Não se atrase;
- Não utilize gíria ou palavrões;
- Não se sente de forma a que pareça desinteressado na entrevista (deve sentar-se de forma confortável, mas com uma postura séria);
- Não fume;
- Não minta/omita factos: deve ser sempre honesto nas suas respostas. A empresa poderá retirar a proposta de trabalho se as informações que lhes forneceu não forem verídicas;
- Não se deixe levar pelos nervos. É normal estar nervoso, mas não se deixe afectar ao ponto de ter dificuldades em responder às questões do entrevistador. Se necessário, utilize técnicas de respiração para se acalmar;
- Não seja arrogante. Nada lhe garante que conseguiu o trabalho, e se estiver com uma postura demasiado confiante poderá desagradar aos recrutadores;
- Religião, política e outros assuntos controversos não deverão ser tema de conversa;
- Não leia o seu CV ou notas que tenha preparado para a entrevista – estará a demonstrar que não se encontrava preparado. Deve ser capaz de falar sobre o seu percurso profissional em qualquer momento;
- Não critique antigos colegas ou empregadores: o recrutador ficará com a ideia de que não sabe lidar com relações inter-pessoais;
- Relembre-se: mantenha o ambiente positivo: não entre em discussão com o entrevistador.
O mais importante é estar plenamente preparado para a entrevista: conheça a empresa, o seu percurso e competências e sinta-se confiante no resultado! Reflicta sobre o seu desempenho para perceber se a entrevista foi bem sucedida!


otimo artigo excelente