procura de emprego

À procura de emprego? Veja aqui como poder ser um candidato melhor, segundo o Blog Simply Hired.

1. Não se candidate apenas às posições “ideais”:

Quando procura emprego não deve ignorar uma vaga porque a mesma está abaixo do que considera ideal. Não se esqueça que a Carreira é um processo – tem que subir a escada para evoluir!

Pode ser benéfico aceitar um trabalho com um ordenado menor, desde que existam perspectivas de crescimento profissional.

2. Esteja presente na sua área de especialização:

Seja participar em grupos de discussão nas redes sociais, participar em fóruns ou criar um website/blog, o importante é estar presente junto dos seus colegas de profissão. Lembre-se de construir uma forte rede de networking online e offline!

Quando for a uma entrevista de emprego, o recrutador poderá reconhecê-lo, o que tornará mais simples afirmar-se como especialista na área.

3. Tenha uma uma página do LinkedIn:

O LinkedIn é uma rede social para profissionais que permite criar um curriculum vitae online e conectar-se com outras pessoas da sua área de trabalho. Os recrutadores utilizam, cada vez mais, as redes sociais para ficar a conhecer os candidatos, pelo que é importante que mantenha o seu LinkedIn actualizado e que se conecte a players influentes.

Assim, quando o empregador receber o seu CV, poderá procurar online mais informações sobre o seu percurso profissional. Angarie recomendações de antigos empregadores/colegas e assinale as suas competências. A sua rede profissional irá ajudá-lo a completar o perfil do LinkedIn ao assinalar as suas competências que consideram mais impressionantes.

4. Certifique-se de que tem a política de privacidade correcta no seu Facebook:

Desengane-se quem pensa que os empregadores não vão ver o Facebook do candidato para o ficarem a conhecer em termos de personalidade. Cada vez mais esta é a realidade, pelo que se deve adaptar!

Opte por não ter todos os álbuns de fotografias visíveis e moderar os comentários que faz. O seu Facebook pode ser a peça que o impede de ser chamado para entrevistas!

5. Procure emprego em sites especializados:

Os sites de emprego agregam anúncios de empresas que estão a recrutar neste momento. Por isso, se está à procura de emprego é impreterível que se mantenha informado das ofertas recentes. Opte por refinar os resultados da pesquisa e candidatar-se somente a vagas para as quais tenha o perfil desejado.

6. Esteja atento a possíveis contactos por parte de recrutadores:

Se enviou o seu currículo vitae e carta de apresentação em resposta a anúncios, não se esqueça de estar atento a eventuais respostas! Verifique o seu e-mail diariamente e atenda chamadas telefónicas, mesmo que não conheça o número de quem lhe está a ligar.

Mostre-se disponível para agendar uma entrevista o mais brevemente possível. Se adiar a entrevista, poderá ser substituído por outro candidato!