entrevista de emprego

Ansioso com a entrevista de emprego que se avizinha? Conheça aqui os diferentes tipos de entrevista de emprego e a forma como se pode preparar.

A entrevista de emprego é a oportunidade de mostrar ao empregador que tipo de trabalhador será caso seja contratado. Por isso, o processo de selecção é, por vezes, moroso e longo. Prepare-se para a entrevista de emprego e brilhe na entrevista!

Para garantir que conhece plenamente o processo de recrutamento, leia aqui os diferentes tipos de entrevista de emprego, segundo o Career Planning:

A entrevista de emprego de triagem:

A sua primeira entrevista poderá ser uma entrevista de triagem com um representante dos recursos humanos. Poderá ocorrer pessoalmente ou por telefone. O objectivo do entrevistador é confirmar as informações constantes no seu CV, por isso deve estar sempre preparado para responder sobre as datas em que esteve empregado, ano de conclusão da licenciatura e competências que adquiriu.

Só passarão à fase do recrutamento seguinte os candidatos que revelem ter o nível de experiência e escolaridade necessárias para a função.

A entrevista de emprego de selecção:

Por esta altura, a empresa já sabe que tem as qualificações necessárias para fazer um bom trabalho. No entanto, vão procurar saber se se adequa bem à cultura da empresa e se está entusiasmado para trabalhar na função a que se candidatou. Esta fase é crucial porque a primeira impressão poderá determinar se lhe é oferecido (ou não) o trabalho. Não se esqueça de se vestir de forma adequada!

Poderá ser necessária mais do que uma entrevista de selecção para confirmar e é o candidato ideal.

A entrevista de emprego de grupo:

Na entrevista de grupo são feitas questões para todos os candidatos ao mesmo tempo. O objectivo é determinar quem são os líderes e que são os seguidores. Os recrutadores aproveitam, também, para verificar se trabalha bem em equipa, sendo que por vezes poderão propor um desafio em equipas, durante a entrevista. Deve ser honesto e igual a si próprio. Se fingir ser um líder poderá ficar com um trabalho para o qual não tem perfil!

A entrevista de emprego de stress:

De longe a entrevista mais temida – a entrevista de stress tem o intuito de analisar como o candidato reage sob stress. O recrutador poderá fazer muitas perguntas seguidas sem lhe dar tempo de responder. Analise calmamente as perguntas e responda-lhes. Lembre-se que está a ser testado e o recrutador está a encarnar uma personagem, pelo que poderá ser bastante diferente quando for seu empregador! Outras formas de induzir o stress no candidato são responder a perguntas do candidato com silêncio e fazer perguntas descabidas. Recorde-se sempre que deve estar atento às perguntas relevantes. Reconheça que está numa entrevista de stress e será mais fácil manter-se calmo.

Lembre-se sempre de preparar o tipo de respostas que dará na entrevista de emprego e mantenha-se calmo.